Câmara sedia audiência pública para discutir sobre primeiro trecho da Transbaixada

Presidente Celso do Alba (MDB) comemora a união do Legislativo com os governos municipal, estadual e federal: “governo forte necessita de um Legislativo forte para fazer a diferença”

Na quinta-feira (16/12), a Câmara Municipal de Duque de Caxias sediou audiência pública para discutir sobre a implantação do primeiro trecho da Transbaixada, eixo viário que vai conectar a Rodovia Washington Luiz até a Via Dutra.

Este trecho do projeto vai beneficiar Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita e Nilópolis.

O presidente da Câmara, Celso do Alba, ressaltou que está sendo tirada do papel uma das maiores obras do Brasil. “É um momento muito especial que a nossa cidade vem atravessando, nessa parceria com o Governo do Estado e com o Governo Federal. Somos sabedores de todas as medidas assertivas que o prefeito Washington Reis tem tido à frente da Prefeitura. Mas não existe um governo forte, sem um Legislativo forte”, destacou ele.

Leia também: Municipalização de UPAS em Duque de Caxias é Indicação Parlamentar do vereador Catiti

O prefeito Washington Reis corroborou com as palavras do presidente Celso do Alba e agradeceu a cada um dos vereadores e demais autoridades e cidadãos presentes. “A gente vê aqui pessoas de todos os setores da nossa sociedade”. Também falou sobre o momento atual. “Estou na política há 30 anos e é o único momento que vi como esse, que tem recursos e um ambiente político totalmente favorável. A gente está discutindo aqui um projeto de R$ 900 milhões”.

O processo licitatório para a construção da Transbaixada será o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). O prefeito Washington Reis explicou que esta forma de licitação visa tornar as licitações do Poder Público mais eficientes, promover a troca de experiências e tecnologia e incentivar a inovação tecnológica, sem prejudicar a transparência e o acompanhamento do processo licitatório pelos órgãos reguladores.

“Estamos vivendo um momento ímpar na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Graças ao nosso Deus por ter levantado o nosso governador Cláudio Castro para fazer justiça na Baixada Fluminense. É o maior volume da história dos governos, especialmente, em Duque de Caxias”, comemorou o deputado estadual Rosenverg Reis, apontando a união do Estado com o prefeito Washington Reis.

O plenário da Câmara recebeu, em peso, a população duquecaxiense. Entre as autoridades presentes, também estiveram o vice-prefeito Wilson Reis, secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Leo Vieira; secretário estadual de Cidades, Uruan Cintra Andrade; presidente do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-RJ), Herbert Marques da Silva, diretor administrativo/DER, Gladstone Felippo Santana; superintendente de Licitações, José Renato de Andrade; diretor de projetos Cledson Sampaio, presidente do Rio Metrópole, Bernardo Santoro, secretário municipal de Obras, João Carlos Grillo; professor Canedo; vereadores da 19ª Legislatura e demais representantes da Prefeitura, do DER/RJ e da sociedade civil.

“Quando o político se une, o maior beneficiado é o povo. Essa Câmara Legislativa não pensa diferente das ideias que o Washington Reis propôs para nossa cidade. Temos um prefeito fazedor e uma Câmara que caminha ao lado dele para, juntos, transformarmos a vida das pessoas. É o que temos feito desde o primeiro dia de mandato”, enfatizou o presidente da Câmara, Celso do Alba, agradecendo também o empenho dos deputados Rosenverg Reis e Gutemberg Reis.

Na ocasião, foram apresentados os detalhes do primeiro trecho da Transbaixada que terá 12 Km ao longo das margens do Rio Sarapuí. O trecho que ligará a Rodovia Washington Luiz até a Via Dutra será dragado e ganhará pista dupla, viadutos, pontes, ciclovias e áreas de lazer. “Não se tratam apenas de 12 KM de estrada. Tratam-se de 12 Km de desenvolvimento, emprego e cidadania para a região”, disse o presidente do DER/RJ, Herbert Marques da Silva.

O secretário estadual de Cidades, Uruan Cintra Andrade, salientou ser um marco a realização de uma audiência pública deste porte sendo realizada em um município. “Hoje, quebrou-se um paradigma, aqui, em Duque de Caxias. Trazendo a audiência pública para onde está o povo, para onde será feita a obra. Talvez, uma das maiores obras deste Estado”, falou o secretário.

“O prefeito me disse que tinha um sonho: a Transbaixada. Enfrentamos muitos desafios dentro do próprio governo para este projeto sair. Mas, tivemos a mão do governador que disse ‘vamos fazer’, explicou o secretário estadual de Cidades.

O presidente do Instituto Rio Metrópoles, Rodrigo Santoro, disse que a Transbaixada é um dos pilares do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado do Rio de Janeiro. “Com essa parceria frutífera entre o município de Duque de Caxias e o governo do Estado, finalmente, vamos conseguir fazer com que esta obra que conecta sonhos, não conecta só pessoas, saia do papel”.

Para o secretário municipal de Obras, João Carlos Grillo, a Transbaixada, além de desafogar o trânsito, vai valorizar toda a Baixada Fluminense. “A gente está falando de uma obra que vai impactar em toda a Baixada Fluminense. É uma obra que já vem sendo perseguida há muito tempo. E somente com o prefeito Washington Reis, o deputado Rosenverg Reis, o governador Cláudio Castro que tiveram vontade e disposição, estão conseguindo tirar este grande projeto do papel”.

O vice-prefeito Wilson Miguel ressaltou que o apoio do povo é fundamental para o gestor. “O nosso prefeito é alguém que sabe aonde quer chegar. É alguém que, a cada dia, coloca um sonho em seu coração e realiza”.

A audiência pública, prévia ao edital de licitação, teve como ponto focal a transparência para a realização das obras. “Grandes realizações começam com sonhos e a gente tem um sonho. O desafio é gigantesco, mas eu posso garantir que a vontade de fazer é maior ainda”, destacou o diretor administrativo do DER, Gladstone Felippo Santana.

A ligação entre os municípios por onde a Transbaixada irá passar promete reativá-los também socialmente. “Essa audiência é muito importante para o processo licitatório. A Transbaixada vai transformar a nossa Baixada, não só na questão do desenvolvimento, mas na questão social, porque todas aquelas casas à beira do rio, quando tem enchente, as famílias ficam vulneráveis”, alertou o deputado estadual Rosenverg Reis para o remanejamento delas. “Vai ser o maior programa habitacional da Baixada Fluminense”.

O presidente Celso do Alba reforçou as palavras do deputado. “Esta obra vai trazer também muito mais empregos. É o que o nosso povo necessita. Nós teremos o padrão WR. O nosso padrão WR que falamos são os aparelhos públicos que não fazem distinção de atendimento ao público. Nós não fazemos política. Nós transformamos a vida das pessoas ao lado deste homem predestinado a fazer o bem”, disse ele, referindo-se ao prefeito Washington Reis.

O diretor de projetos do DER/RJ, Cledson Sampaio, explicou que a Transbaixada vai atender uma população aproximada de três milhões de habitantes. “Essa obra tem importância vital para a Baixada, para o tráfego dos seus moradores. Contará com 1500 empregos diretos e vai permitir maior fluidez no tráfego da região”.

O superintendente de Licitações do DER/RJ, José Renato de Andrade, destacou a importância da audiência pública e do grande número de participantes. “Darei o meu melhor, como superintendente do DER, para dar celeridade a esta obra. É um projeto grandioso e vai virar uma página importante no Estado do Rio de Janeiro”.

Reiterando a importância da Transbaixada para o Estado do Rio de Janeiro, o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Leo Vieira, destacou a força de vontade do governador em apoiar ações relevantes para a Baixada Fluminense. “A Baixada Fluminense que foi esquecida há anos, pelos governos passados, hoje, vive outro momento. O governador Cláudio Castro tem tido uma sensibilidade incrível com a nossa Baixada”.

O presidente da Câmara, Celso do Alba, acredita que as ações conjuntas do Legislativo, Prefeitura e Governo do Estado só tende a gerar bons frutos. “Esta obra irá nos colocar no melhor lado da política, que é o lado do povo, o lado da transformação”.

MEDCOR Exames Cardiológicos