Forum Permanente

Forum PermanenteGEIZA ROCHA é jornalista e secretária-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho. www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br

Resiliência nas cidades

Os fenômenos naturais serão responsáveis pelos principais problemas econômicos do mundo. Esta afirmação consta do relatório do painel intergovernamental de mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem servido como foco de atenção para as cidades ao redor do mundo. Secas, enchentes, queimadas, enxurradas, tsunamis vem se agravando e se intensificando e não é mais possível atuar apenas reativamente. É preciso planejar e engajar os órgãos de governo e a sociedade para prevenir os acontecimentos, reduzir os efeitos e, em última instância, dar respostas rápidas vaso esses fenômenos ocorram.

Dialogo pelo desenvolvimento

Toda crise, para os chineses, representa uma oportunidade. Para os governos, a falta de verbas para tocar o dia a dia demanda articulação e diálogo permanente. E, para além do aprendizado, pode ser uma oportunidade no sentido de otimizar tempo e recurso, ao compartilhar estruturas.

Mapa necessário

Precisamos colocar a acessibilidade como desafio a ser encarado pelo País, estados e municípios. Quase 25% dos habitantes do estado do Rio de Janeiro possuem algum tipo de deficiência (visual, motora, auditiva ou mental). Segundo o Censo do IBGE, em 2010, essa porcentagem representava em números quase quatro milhões de pessoas.

Esportes & Olimpíadas

As Olimpíadas estão chegando. E mais do que um grande evento, que ajudou a alavancar uma série de transformações na cidade do Rio, elas são importantes porque permitem a realização de encontros como o I Fórum estadual de Secretários e Gestores Municipais de Esportes.

Legados para além do esporte

No ano que vem o Rio de Janeiro vai sediar o maior evento do planeta: as Olimpíadas de 2016. As Paralimpíadas chegam na sequência, trazendo a possibilidade de enfrentarmos o desafio de tornar não só a capital, mas as cidades do estado do Rio de Janeiro acessíveis. Será o evento em que temos mais chance de sucesso na conquista de medalhas e consequentemente maior projeção.

Manifesto dos saberes

Não é possível mapear todos os perfis presentes às manifestações de sexta-feira ou de domingo. Mas foram muitas pessoas. E buscar naquele barulho, nas centenas de cartazes, nas palavras de ordem, nos panelaços, nas declarações à imprensa uma síntese sem cores partidárias seria um exercício fundamental para a política dar um passo à frente.