Pilares do Poder

Pilares do PoderLuiz linhares (cientista político e jornalista) e Thais H. linhares (jornalista)

Pedala, Suplicy

De capacete na cabeça, camisa social e gravata, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi de bicicleta para o Congresso Nacional em homenagem ao Dia Mundial sem Carro — marcado para o dia 22/09. Ele fez o trajeto saindo de casa, na SQS 309, até o parlamento. A ideia foi do amigo e funcionário do Senado João Carlos Teixeira, que também emprestou a “bike”. “Como estarei em viagem para Aruba, no Caribe, onde farei uma palestra no Congresso Parlatino, aproveitei para comemorar a data hoje”, disse Suplicy. O passeio contou com uma parada rápida em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima, na SQS 307, para um momento de oração. Em seguida, ao lado de Teixeira, seguiu em direção à Avenida das Nações e depois para o Senado. Ao todo, a dupla percorreu cerca de 7km. Suplicy disse não ter nenhuma previsão para novos passeios. “É possível, mas ainda não tenho bicicleta em Brasília. Outro problema é que no Senado deveria ter vestiários, mas não tem”, reclamou o senador atleta.

 

Apoio aos Atletas

Considerado como um “bola murcha “ em sua cidade natal, Ouro Fino, MG, o deputado Hugo Leal marcou um gol de placa, ao apresentar a Moção de Louvor, 2559/2011 a todos os atletas brasileiros participantes dos 5º Jogos Mundiais Militares, ocorridos no Rio de Janeiro, de 16 a 24 de julho de 2011. Se todos os outros parlamentares tivessem esta visão de incentivo e apoio, com certeza nossos atletas estariam subindo mais vezes no alto do podium.

 

 

Boa idéia

Boa idéia

           Não é a cachaça 51 e sim a nova moeda de R$ 2 Reais, sugerida pelo deputado federal Vitor Paulo (PRB-RJ), ao Ministro da Fazenda Guido Mantega e ao Presidente do Banco Central, que, segundo o parlamentar fluminense chega ao mercado no momento em que o país tem a melhor e maior renda.

Servidores do Sistema penal ganham porte de arma

O PL5982/09 de autoria do Deputado Federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), que autoriza o porte de arma para os agentes e guardas prisionais integrantes de escoltas de presos e as guardas portuárias mesmo fora de serviço, foi aprovado na última quarta-feira (13/07) na Comissão de Constituição Justiça e Cidadenia da Câmara Federal. Lamentavelmente, por seus motivos pessoais, votaram contra o projeto Deps. Luiz Couto (PT-PB), Alessandro Molon (PT-RJ), Pedro Uczai (PT-SC), Ricardo Berzoini (PT-SP) e Cesar Colnago (PSDB-ES). O PL segue agora para o Senado. De acordo com Francisco Rodrigues, Presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio de Janeiro, a busca por melhorias no setor continua. "Tenham a certeza que teremos muita festa no Rio de Janeiro, quando for aprovado por definitivo este Projeto, inclusive a nossa PEC 308/04”, afirma.

 

Procons nos Aeroportos

Procons nos Aeroportos - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 1508/07, do deputado Felipe Bornier (PHS-RJ), que torna obrigatória a instalação de uma unidade do Serviço de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon) em cada aeroporto brasileiro. A proposta será enviada diretamente ao Senado, a não ser que haja recurso para ser analisada no Plenário da Câmara. Para evitar conflito com as legislações estaduais, o projeto determina que a instalação das unidades do Procon (que é um órgão estadual), seja feita por meio de convênio de cooperação com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC, do qual o Procon faz parte), conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

 

Comissão de catástrofes climáticas

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a apresentar propostas de medidas preventivas diante de catástrofes climáticas encerrou no sábado (21) a viagem ao Rio de Janeiro. Na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, durante audiência proposta pela deputada federal Andreia Zito (PSDB-RJ), a comissão especial da Câmara conheceu conclusões parciais de uma CPI instaurada para apurar responsabilidades na tragédia da região serrana. A CPI, que ouviu os gestores dos três municípios, prioriza um apelo à União por reforço orçamentário ao estado – seriam necessários R$ 4 bilhões para recuperar as cidades. “A união de políticos, governos e sociedade é fundamental como protagonistas da sua própria história”, disse o deputado Fernando Jordão (PMDB-RJ).