Foi dada a largada

A corrida eleitoral para as prefeituras e câmaras municipais iniciou no domingo (27/9)

Candidatos Duque de Caxias 2020Os eleitores deverão se apresentar para votar em primeiro turno no dia 15 de novembro através de voto direto e secreto. A votação iniciará as 08hs com encerramento as 17hs.

Nas cidades com mais de 200.000 habitantes que não houver maioria absoluta na votação para prefeito, os eleitores deverão voltar às urnas para o segundo turno no dia 29 de novembro. Os horários para o segundo turno serão os mesmos do primeiro pleito.

O último dia para a divulgação de propaganda eleitoral na imprensa escrita, e a reprodução, na internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral relativa ao primeiro turno será em 13 de novembro. O dia 14, véspera da eleição em primeiro turno, encerra a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, assim como, a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não por carro de som ou minitrio.

Leia também: Governo prevê déficit primário de R$ 861 bilhões em 2020

Concorrendo a cadeira de prefeito em Duque de Caxias, aparecem no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nove candidatos: Aluizio Firmiano Da Silva Junior, o Aluizio Junior (PT); Andréia Almeida Zito dos Santos, a Andréia Zito     (PP); Jorge Moreira Theodoro, o Dica (PL – Coligação Loucos por Caxias); Ivanete Conceição da Silva, a Ivanete Silva (PSOL – Coligação Unidade de Esquerda); Marcelo Ferreira Ribeiro, o Marcelo Dino (PSL – Coligação Unidos para Transformar Caxias); Gutemberg Cardoso dos Santos, o Professor Gutemberg (PV); Samuel Maia dos Santos, o Samuel Maia (PC do B); Washington Reis de Oliveira, o Washington Reis (MDB – Coligação Caxias no Rumo Certo); Jose Zumba Clemente da Silva, o Zumba (PSB – Coligação Juntos por Caxias).

Para uma das 29 vagas na Câmara Municipal de Vereadores são 702 candidatos cadastrados.

Com população estimada em 924.624 pessoas, Duque de Caxias, segundo o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2017, figurava com o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos, do estado do Rio de Janeiro, ficando atrás apenas da Capital, sendo portanto, importante não apenas para o estado, mas também para o País.

Tendo um povo trabalhador e gentil, Caxias, como é chamada pela maioria dos munícipes, não se resume apenas à Reduc, apesar da grande importância da refinaria, desponta na Baixada Fluminense com empresas que se destacam no cenário nacional e um comércio pujante. Além disso, a cidade é localizada geograficamente em posição considerada estratégica.

Mesmo já iniciada a corrida, todos os candidatos, seja a uma vaga no legislativo ou no executivo, ainda constavam até esta quarta-feira (30/9) em situação “aguardando julgamento”, o que significa que o pedido de registro da candidatura ainda não foi julgado, podendo ser deferido ou não durante o pleito, devendo o eleitor se manter informado.