Emprego temporário, oportunidade permanente

O shopping centers e as lojas de rua em todo o país já começaram a se preparar para o Natal, a data comemorativa mais importante para o comércio e a indústria, cujas vendas serão impulsionadas por cerca de R$ 110 bilhões que serão acrescentados no mercado somente com o 13º salário. É o período em que se abrem também as melhores chances para a conquista de um emprego, sobretudo para os mais jovens, justamente a parcela da população que enfrenta maior dificuldade para obter uma colocação no mercado de trabalho.

 

 

Atualmente, metade dos jovens brasileiros entre 18 e 20 anos está desempregada, indicador que dá a dimensão do desafio para quem, chegando à maioridade, pretende iniciar sua vida profissional. Paciência e persistência certamente serão exigidas dos candidatos a uma das 147 mil vagas de emprego temporário que deverão ser abertas no mês que vem de acordo com estimativas divulgadas pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizados e de Trabalho Temporário.

No Estado do Rio de Janeiro, a expectativa é de que sejam abertos 12 mil empregos temporários em dezembro. Os jovens disputam a colocação com pessoas que, geralmente, acumulam alguma experiência e procuram se recolocar no mercado, levando vantagem. O importante, porém, é que eles estão na disputa e acabam conquistando 28% das vagas, que são ocupadas pelos candidatos em situação de primeiro emprego. De uma maneira geral, os quem têm entre 18 e 39 anos ficam com 65% dos postos de trabalho. Os especialistas calculam que cerca de 29% dos contratos poderão ser efetivados, o que vai representar emprego fixo e formal para 42 mil brasileiros.

O esforço em busca do trabalho no final do ano é uma oportunidade para todos, mas também pode ser uma experiência propícia para que o jovem comece a reconhecer suas capacidades e seu talento, seja atuando como vendedor, embalador, estoquista, operador de telemarketing, algumas das funções mais oferecidas neste período. Em muitos casos, essas qualidades são reveladas de imediato e o emprego temporário acaba se transformando em carteira assinada e uma profissão segura no futuro.