TSE autoriza Força Federal no estado do Rio para as eleições

Foto: Jornal Capital Caxias_Banco de ImagensO Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou no último dia 7, a requisição de apoio da Força Federal em 41 municípios do estado do Rio de Janeiro para as Eleições 2018. O objetivo é garantir a normalidade e a legitimidade do processo eleitoral. A solicitação de reforço foi feita, em 19 de julho, pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos, que também encaminhou a relação das localidades nas quais se faz necessária a atuação da Força Federal.

De acordo com o TSE, a solicitação aprovada será encaminhada ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas. Caberá ao Tribunal Regional Eleitoral as tratativas subsequentes e o planejamento da ação do efetivo necessário com o comando local da força federal.

COMPLEMENTAR

Os municípios de Aperibé, Iguaba Grande, Laje do Muriaé e Mangaratiba irão realizar eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice em 28 de outubro, mesmo dia do segundo turno das eleições gerais. A data foi definida no último dia 8 pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), ao aprovar, por meio de resolução, o calendário dos pleitos suplementares, fixando os prazos e regras do processo eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral autorizou a realização dessas eleições suplementares no último domingo de outubro há pouco mais de uma semana. De acordo com o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, não há impedimento técnico para a realização das eleições suplementares em concomitância com o pleito ordinário.