“Tenho projetos para acabar com a estagnação de Caxias”

Foto: Audemir DamiãoO vereador Dalmar Lírio de Almeida, o Mazinho, presidente da Câmara de Duque de Caxias, concedeu entrevista ao Capital na qual falou sobre vários assuntos e se queixou da “falta de espaço dentro do PSDB”.

Disse não ter “nada contra o prefeito Zito”, apenas críticas no plano administrativo, classificando seu governo como “um desastre”. Afirmou que, apesar de ser um político “diferente” dos demais pré-candidatos, é “a namorada mais desejada de todos os políticos, que me têm como vice-prefeito perfeito”. Reafirmou ter recebido convite do ministro Carlos Lupi para ingressar no PDT e se colocar como candidato à sucessão de Zito. Disse acreditar que a eleição será de dois turnos e vai para “o confronto de idéias”. “Temos que acabar com a estagnação pela qual a cidade vem passando há 20 anos"·

- Eu não tenho espaço político no PSDB. Não tenho espaço político para exercer a minha atividade que é atividade política. Não tenho nada contra o prefeito Zito, não tenho nada contra o Danilo que hoje é o presidente municipal, mas eu fui convidado pelo político Carlos Lupi para ingressar no PDT e tenho a palavra do prefeito Zito de que não iria criar nenhum empecilho pra minha saída. Eu acredito nele. Agora, a vida vai seguindo, hoje eu sou pré-candidato de um projeto, eu tenho um projeto pra essa cidade - diz o vereador, fazendo questionamentos aos prefeitos que passaram pelo poder nos últimos 20 anos.

“Qual foi o grande projeto de transporte? Nada. O que foi feito pelo servidor do município? Qual foi o plano de carreira criado? Nada. O que foi feito pela educação? Nada. E esse nada envolve o prefeito Zito e o prefeito Washington Reis, são vinte anos de inoperância. O atual governo do Zito é um completo desastre, é um desastre de investimento é um desastre de planejamento, é um desastre de gerenciamento, de gestão”.E vai adiante: “Essa cidade precisa de alguém que saiba gerenciar, que saiba articular toda a sociedade organizada pra que ela cresça. E é por isso que eu estou apresentando meu nome. Eu não vou criticar ninguém, o que eu vou dizer é: “Se vocês gostaram do governo Zito, votem no Zito, se vocês gostaram do governo Washington Reis, votem no Washington, mas se eles tiveram uma gestão de regular para baixo, dá uma chance a um caxiense que mora nessa cidade, que estudou nessa cidade, fez seu primeiro grau, segundo grau e faculdade nessa cidade, que tem projetos, que está querendo mostrar alguma coisa diferente. E vou precisar também da experiência do Washington Reis, do Zito. Eu não sou o dono da verdade e nunca vou ser. E é por isso que eu consigo conversar com o PT, com o pessoal de DEM, consigo conversar com o PC do B. A sociedade civil organizada de Duque de Caxias tem que participar - pede Mazinho.

Quanto ao episódio dos vereadores presos, disse que, na época, não se sabia a extensão das acusações. “Hoje é fácil julgar, mas naquele momento eu acho que foi uma postura de isenção tanto com os vereadores que tinham sido presos, tanto com a justiça e também com a opinião pública. Hoje eu faria diferente porque agora temos informação, mas naquele momento não”.

- Há pouco tempo atrás, quando se falava de milícia, a população acreditava ser uma coisa boa, que acabava com a criminalidade. Só depois, com o tempo é que a opinião pública percebeu que era muito pior do que o tráfico, porque começaram a extorquir pessoas de bem. Então é a sociedade que diz o que ela quer, qual o político que ela quer, como ela quer que o político se conduza - observa o parlamentar. “Nasci aqui, cresci aqui, minha vida toda foi aqui. Eu vivo há cinqüenta anos o cotidiano dessa cidade, eu conheço bem a cidade. Não sou melhor nem pior que ninguém, sou diferente. Estarei apresentando meu nome em 2012 para que a população de Duque de Caxias decida. Vou continuar morando aqui, vou continuar vivendo a política daqui, meus negócios são aqui, minha vida é aqui, e eu pretendo ainda fazer muito. O meu sonho é continuar fazendo o que eu estou fazendo, escrevendo o meu nome na história de Duque de Caxias”. 

MEDCOR Exames Cardiológicos