Rio de Janeiro terá mais vôos semanais para Londres

Foto: Banco de ImagensA British Airways vai dobrar de três para seis os voos semanais entre o Rio de Janeiro e Londres, a partir de 30 de outubro deste ano. O anúncio foi feito dia 18, durante encontro do governador Sérgio Cabral com o diretor comercial da aviadora inglesa, José Antonio Coimbra, no Palácio Guanabara. O governador disse que, no início de sua gestão, não havia voo direto de nenhuma companhia aérea entre as duas capitais. “O diretor da companhia veio aqui anunciar que vai dobrar o número de voos Rio-Londres e será o único aumento de frequência da companhia no mundo. Assim, faremos a conexão cidade de Londres, sede das Olimpíadas 2012, com o Rio de janeiro, sede das Olimpíadas de 2016”, afirmou o governador.

Para Cabral, a decisão da empresa é mais uma prova do crescente interesse mundial pela cidade. “Esta é mais uma conquista a ser celebrada pelo Rio de Janeiro. Quando se dobra as viagens Londres-Rio-Londres, isso significa mais negócios, mais turistas, mais executivos, mais intercâmbio, mais força econômica – afirmou Cabral, acrescentando que a maior frequência na conexão entre as duas cidades implicará naturalmente no incremento dos negócios, investimentos e empregos no país e na América do Sul”. No ano que vem, o Rio receberá a bandeira olímpica na capital inglesa.

Aeronaves levarão 275 passageiros e 20 toneladas de carga

A British Airways é uma das maiores companhias aéreas mundiais voando para mais de 300 destinos em todo o mundo. Além disso, é uma das empresas mais estáveis no ramo da aviação. Segundo o diretor comercial da empresa britânica, José Antonio Coimbra, a decisão de aumentar os voos para o Rio não implicou no crescimento da frota da Bristish, que deslocou aviões de outra rota para atender a demanda crescente de passageiros entre as duas cidades.

- Os voos adicionais demonstram o prestígio que a cidade tem, a confiança que a empresa tem no mercado do Rio de Janeiro, um mercado que vai muito bem e temos esperança que continue assim. A British Airways está há muito tempo com a atenção voltada para o Brasil em função da conjuntura econômica favorável dos últimos anos. O desmembramento da rota São Paulo–Buenos Aires, que ocorreu em março deste ano, também gerou uma oferta aproximada de 100% a mais de assentos - explicou o executivo. Coimbra disse ainda que a Cidade Maravilhosa exerce um fascínio sobre os ingleses e que a troca de experiências olímpicas entre as duas cidades pode fortalecer ainda mais o turismo e os negócios.

– A gente está apostando bastante nisso. A conexão Londres-Rio é essencial, tendo em vista os próximos eventos que acontecerão na cidade, principalmente a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Após o incremento da oferta de assentos para o Rio, em outubro de 2011, a companhia terá dobrado sua capacidade para o mercado brasileiro - disse.

Os voos serão diários, com exceção das segundas-feiras, operados por uma aeronave Boeing 777-200, com capacidade para 275 passageiros e 20 toneladas de carga. O voo que sai do Rio de Janeiro para Londres, o BA248, parte às 23h25 e chega às 12h35 do dia seguinte no Terminal 5 do aeroporto Heathrow , em Londres. O voo 249, de Londres para o Rio, sai às 12h15 e chega ao Rio às 21h55 do mesmo dia.