Cemitérios de Duque de Caxias começam a superar seus problemas

“Quando a AG-R assumiu a administração dos cemitérios de Duque de Caxias, em janeiro de 2012, o colapso que está acontecendo hoje na cidade do Rio de Janeiro, estava em iminência de explodir no município: não havia vagas em nenhum cemitério, e nem controle de nada.....”

“Recebemos uma herança maldita!A situação era calamitosa; corpos sepultados nos caminhos, passeios e entre covas nos cemitérios de Caxias.......”

“...... as ossadas exumadas eram enterradas em baixo das covas rasas...até uma piscina de ossos foi por nós encontrada!!!!! Quanto mais cavávamos para retirar as ossadas abandonadas e enviar ao devido destino final (incineração), mais ossadas nós encontrávamos....era assustador!!!!!

Mas com o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias e da Câmara dos Vereadoresiniciamos o processo de reversão desse descalabro e descaso com a população duquecaxiense!”Já conseguimos aumentar em aproximadamente 35% a oferta de vagas par aluguel, mas não está sendo fácil, pois foram muitos anos de má administração”.

Com essas palavras o diretor e a gerente da AG-R, empresa concessionária que administra os cemitérios de Duque de Caxias, comemoram os resultados iniciais da boa administração aliada ao investimento. “Enquanto a capital carioca e muitos outros municípios sofrem, principalmente, com a falta de vagas para sepultamento, nós, em pouco tempo,estamos conseguindo superar esse problema”. “Recebemos uma herança maldita; cemitériosem total abandono, sem vagas para sepultamento, desrespeito aos usuários e inexistência de qualquer investimento da ultima administração! Por isso tivemos muitos problemas”, disse a gerente Auricéliada Silva.

A empresa está investindo na modernização dos cemitérios mediante aplicação de recursos diretos em informática e maquinário. O treinamento de pessoal é ponto de honra para a nova administração, que está focada noaperfeiçoamento constante de processos.

A destinação final dos restos cemiteriais (resíduos de ossos das exumações e restos de roupas, luvas e caixões) são preocupação constante da nova administração com o meio ambiente. “Os resíduos cemiteriais são devidamente classificados, ensacados e recolhidos por empresa especializada para realização do processo de incineração do material. Dos 100% de material enviado, após a incineração temos somente 5% de cinzas inertes e não prejudiciais ao meio ambiente”. O administrador Frederico Ribeiro, informou que somente no ano passado, a empresa envio para incineração 25,5 toneladas de restos cemiteriais com o gasto expressivo de mais de setenta e cinco mil reais.

Segundo seu administrador Frederico Ribeiro, para acabar com a carência de vagas, além de modernizar e melhor adequar os espaços nos cemitérios, a AG-R está realizando diversas obras de melhoria nos cemitérios. “Já conseguimos aumentar em aproximadamente 35% a oferta de vagas par aluguel, mas não está sendo fácil, pois foram muitos anos de má administração”. Além disso, lembra Fredericoa todos os usuários que “a AG-R não recebe e não recebeu nenhuma verba, a que título seja, do município, estado ou do governo federal, pois todas melhorias e obras são realizadas diretamente com o recursos advindos dos serviços cemiteriais e funerários prestados, pagamento da cota anual pelos cessionários de jazigos e ossuários e demais serviços postos à disposição da população em geral”.

Hoje iniciamos uma tímida disponibilizaçãode cessão de novos jazigos nos cemitérios afim de atender a demanda reprimida, porém ainda limitada, haja vista, os referidos cemitérios possuírem, em média, mais de 50% das áreas ocupadas por jazigos perpétuos. Para aumentar essa disponibilização, a empresa faz uma campanha de recadastramento dos cessionários de jazigo e ossuários que irá até o dia 6 de novembro deste ano, o que irá possibilitar melhor administração e atendimento a esses usuários.

O edital foi publicado em 6 de agosto e tem prazo de 90 dias para que os interessados procurem os cemitérios e se recadastrem.Para facilitar o usuário, foi colocado à disposição no sítio da internet, no endereço http://www.ag-r.net/contato/recadastramento.html, pré-recadastramento devendo o usuário comparecer no respectivo cemitério com identidade, CPF, comprovação da cessão anteriormente efetuada e atestado de óbito do último familiar sepultado.