Senado aprova empréstimo de US$ 100 milhões para o Rio Rural

A contratação de um empréstimo do Banco Mundial (Bird) ao Governo do Estado no valor de US$ 100 milhões foi aprovada, na última terça-feira (28), pelo Senado Federal. Os recursos, autorizados pela Comissão de Assuntos Econômicos, serão destinados ao financiamento adicional do programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, para o desenvolvimento rural sustentável em microbacias hidrográficas.

O Rio Rural tem como grande desafio a melhoria da qualidade de vida no campo, conciliando o aumento da renda do produtor com a conservação dos recursos naturais. Em relatório favorável à proposta, o Senado destacou os pareceres positivos da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e da Secretaria de Tesouro Nacional, que entenderam que as condições contratuais cumprem o estipulado pelo Bird e concluíram que o Estado do Rio de Janeiro apresenta capacidade financeira suficiente para contratar a operação.

- O financiamento vai permitir a expansão das ações do programa para 366 microbacias em todas as regiões do estado. Atualmente o Rio Rural está presente em comunidades rurais de 200 microbacias - afirmou o secretário de Agricultura, Christino Áureo.