Governo do Estado inaugura Centro Integrado de Comando

Foto: Jornal Capital Caxias_ Rogério Santana-SCERJO Governo do Estado inaugurou sexta-feira (31), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que funcionará, na Cidade Nova, como base de monitoramento das demandas cotidianas e dos grandes eventos que a cidade sediará. O primeiro teste operacional das instalações que custaram cerca de R$ 104,5 milhões - 70% do Estado e 30% da União - será realizado neste domingo, durante o amistoso Brasil e Inglaterra, no Maracanã. Inspirado em modelos integrados de segurança adotados em Londres, Nova Iorque, México e Madri, o CICC vai abrigar diferentes órgãos do estado, município e governo federal, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Defesa Civil e Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (Cet-Rio).

            Depois de ressaltar o padrão de excelência tecnológico do CICC, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que o centro servirá como base de coordenação da segurança pública das cidades-sede da Copa das Confederações. “Essa obra é impactante pela tecnologia e funcionalidade. Este centro é exemplo para o mundo. A segurança pública do país ganha em qualidade, é um legado que vai ficar para a sociedade brasileira após os grandes eventos. O CICC do Rio de Janeiro terá papel central na articulação das seis cidades-sede na Copa das Confederações”, disse Cardozo.

            No prédio, representantes das forças policiais poderão acompanhar o que acontece no estado por um telão de cinco metros de altura por 17 de comprimento, com 98 monitores LED. Nesta primeira fase, voltada para a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, funcionará o terceiro andar, com a sala de acompanhamento de grandes eventos. Também poderá ser utilizada a área de gerenciamento de crises.

            O prédio de quatro pavimentos abriga os serviços de teleatendimentos da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O governador Sérgio Cabral destacou que, a partir do segundo semestre, o centro disponibilizará serviços à população 24 horas por dia. Ressaltando a importância da parceria com o governo federal, Cabral também informou que o Ministério da Justiça entregará mais equipamentos ao CICC.

MEDCOR Exames Cardiológicos