Deputado Adrian defende permanência dos royalties no RJ

Foto: DivulgaçãoO deputado Adrian (PMDB-RJ) defendeu quinta-feira (17), em plenário, a permanência dos royalties de petróleo no Estado do Rio de Janeiro. “A questão dos royalties é muito séria para ser tratada do jeito que está sendo tratada”. De acordo com o Deputado, não faz sentido o Rio de Janeiro, que sofre os impactos sócio-ambientais negativos por ser o produtor, receber a mesma quantia do que o Acre ou Minas Gerais. “Isso não faz sentido. Minas Gerais nunca dividiu os royalties da exploração de ferro. Eu sei que ela precisa desses royalties para construir ferrovias e siderúrgicas, e também para compensar o passivo ambiental deixado pelas mineradoras”.

 

Adrian disse ainda que a polêmica do pós-sal não pode se reduzir a estigmatizar o Estado do Rio de Janeiro como o vilão da história. “Não faz sentido mudar as leis ao sabor de acontecimentos momentâneos, sem prestar atenção à lógica federativa. 82% do petróleo do Brasil é produzido no Rio de Janeiro, e é natural que aquele Estado fique com uma parte diferenciada dessa riqueza”.

 

O deputado, que integra a Comissão de Minas e Energia, informou ao Capital que está elaborando também um projeto de lei (PL) sobre a criação de uma Plataforma Escola, a ser instalada em Macaé. Ela atenderá não só o Rio de Janeiro como todo o país. Um dos objetivos do projeto, segundo o parlamentar, é formar profissionais para área de offshore, em manutenção e operação de plataformas marítimas, instrumentalizar o aprendiz para enfrentar os desafios dos avanços tecnológicos e da competitividade nos mercados globalizados.

MEDCOR Exames Cardiológicos