Inventário vai estimular o turismo em Duque de Caxias

Foto: ALBERTO ELLOBOA Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias aproveitou o Dia Nacional do Turismo (2 de março) para fazer o lançamento do Inventário Turístico da cidade. A iniciativa é inédita na Baixada Fluminense. O trabalho de campo, que será executado por pesquisadores do Instituto Ideias, deverá estar concluído até meados do ano, revelando em detalhes todos os atrativos da cidade, infraestrutura, associações, artesanato, artes, patrimônio histórico e ambiental, e o comércio do município. O lançamento, a apresentação virtual do projeto, foi feito no Mont Blanc Apart Hotel.

O Inventário Turístico é uma exigência do Ministério do Turismo aos municípios, definida pela Lei n° 11.771, de 2008. Seu objetivo, além de facilitar o acesso a recursos federais para incentivo ao turismo, irá ajudar no planejamento das ações e a destinação de esforços para o desenvolvimento da cidade. O município, segundo o Superintendente de Turismo da Secretaria, Daniel Eugênio Figueiredo, é um dos mais importantes do Rio de Janeiro. Já tem um bom fluxo de turismo de negócios e pretende desenvolver outros segmentos, como o ecoturismo, aventura, contemplação da natureza, observação de pássaros e eventos culturais. “Com o inventário, Duque de Caxias poderá pleitear recursos para projetos de revitalização de espaços públicos de interesse turístico, capacitação, promoção e outras ações”, informou Eugênio.

Além do secretário Gutemberg Cardoso e do superintendente Daniel Eugênio, a mesa dos trabalhos era integrada pelo representante do Fórum Estadual de Turismo, Antonio Rossi; e Marcos Nascimento, representante do Secretário de Turismo do Estado, Ronald Azaro. Todos usaram da palavra e a apresentação do projeto foi feita pelo consultor do Instituto Ideias, Osvaldo Ramalho. Lá estiveram também os Secretários Municipais Samuel Maia, de Meio Ambiente; e Pedro Paulo, de Esporte e Lazer,e o arquiteto Paulo Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer, bem como representantes de Sindicatos e Associações profissionais, empreendedores, intelectuais, ONGs, instituições de ensino e culturais e órgãos de imprensa.

MEDCOR Exames Cardiológicos