COLUNA: Risco do colesterol alto
- Published in Saúde
O que podemos fazer?
Apesar de termos no Brasil diretrizes atualizadas e tratamentos entre os mais avançados do mundo, 92% dos pacientes que já sofreram infarto agudo do miocárdio estão fora da meta de LDL-c preconizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Essa é uma das razões pelas quais o LDL-c continua a ser um dos grandes vilões das doenças cardiovasculares, que ainda são a maior causa de morte no Brasil.
O número de mortes cardiovasculares no Brasil é maior do que a soma de mortes por todos os tipos de cânceres juntos.
Leia também: COLUNA: MINOCA
Essa questão do controle do perfil lipídico é tão importante em relação a qualidade de vida e principalmente na sobrevida nos pacientes que já sofreram algum tipo de injúria do músculo cardíaco, que estão sendo lançados no mercado uma nova classe de drogas injetáveis para o controle do colesterol, o que trará mais uma opção terapêutica no controle da dislipidemia nos pacientes que necessitam de um maior controle dessas substâncias.
Em caso de dúvida, procure sempre seu médico de confiança e converse com ele, pois a evolução da terapêutica medicamentosa traz sempre uma possibilidade de sobrevida a um paciente, pois a doença coronariana ainda é um caso de saúde pública em nosso país.
Dr. Roberto Daiub
Clínica Encor (21) 26337123 - (21) 984835834 Whatsapp