Deputado estadual Marcelo Dino tem veículo atingido por disparos de arma de fogo

O parlamentar, que é policial, se destaca na atuação em favor da Segurança Pública

No último dia 20/11, o deputado transitava próxima a Av. Brasil, ocasião em que se viu cercado por criminosos fortemente armados que dispararam várias vezes contra o seu automóvel, que foi atingido por dois deles, momento em que conseguiu evadir-se do cerco feito pelos bandidos.

Entrevistado sobre o atentado sofrido, o deputado Marcelo Dino, que possui como bandeira a Segurança Pública asseverou que atualmente a violência é o maior problema do estado.

- Os noticiários e jornais retratam diariamente essa triste realidade. Poucos meses atrás enfrentei a invasão do crime organizado no bairro do Pilar, em Duque de Caxias, e com ajuda do Governo do Estado e da Policia Militar conseguimos afastar a permanência dos bandidos da localidade.

Ainda sobre o tema, o Parlamentar disse que “a segurança pública é a última barreira entre a paz e o caos social. Estamos à beira de um colapso, e o poder público tem que agir em defesa da sociedade. O crime organizado se estabelece onde há ausência do poder público. Não adianta apresentarmos uma educação exemplar e nem mesmo hospitais com equipamentos de última geração, porque se a segurança pública não funcionar, ninguém consegue usufruir de nenhum dos serviços a contento, pois os assaltos e tiroteios vão impedir que esses locais funcionem ou que as pessoas cheguem até suas instalações, por esse motivo costumo dizer que a segurança pública, é um direito fundamental garantidor de todos os outros”, afirmou Marcelo.

Duque de Caxias, reduto eleitoral de Dino é circundado pelas principais rodovias que conectam o estado a outros. As rodovias Washington Luiz, Dutra e a Bahia de Guanabara são responsáveis pela circulação de imensa quantidade de cargas e são as principais rotas de entrada de drogas e armas. Esse cenário faz com que o município de Duque de Caxias sirva como uma porta de entrada de ilícitos, e explica o poderio das comunidades da cidade.

Leia também: MARCELO DINO PODERÁ SER CANDIDATO A PREFEITO EM DUQUE DE CAXIAS

Marcelo Dino defende que “se não houver uma política de segurança pública eficiente, a tendência é piorar”, e ressalta que “o prefeito dessa cidade [Duque de Caxias] precisa entender que o município é uma peça chave no combate à violência, necessitando de coragem, e a cima de tudo vontade para enfrentar essa problemática de frente, com seriedade, porque Caxias não aguenta mais tanto descaso com a segurança pública, já são 24 anos sem a contratação de guardas municipais, isso demonstra que os prefeitos não priorizaram em nenhum momento a segurança pública. Pra se ter uma ideia, Mangaratiba tem a mesma quantidade de Guardas que Caxias, aproximadamente 200 homens, sendo que a população de Caxias hoje gira em torno de 800 mil pessoas, enquanto que Mangaratiba aproximadamente 40 mil, ou seja, em Mangaratiba nós temos 1 guarda para cada 200 habitantes em quanto que em Caxias é 1 guarda para 4000”,   disparou.

Leia também: TESTAMENTO

Marcelo Dino enfatizou ainda que o município tem que assumir o seu papel na segurança pública e trabalhar integrado com os outros entes da federação, afirmando que caso fosse o prefeito de Duque de Caxias, criaria a guarda civil metropolitana, nos moldes de São Paulo: “seria uma polícia municipal onde a guarda trabalharia armada, integrada com a polícia militar, fazendo segurança preventiva e patrulhamento nas vias municipais em pontos chaves, liberando o efetivo da PM para fazer repressão”.

O deputado explicou “que os municípios que adotaram esse modelo no país conseguiram reduções expressivas nos índices de violência”.

- Atualmente o batalhão de Duque de Caxias conta com um efetivo total de menos de 700 homens, imagina só se hoje contássemos com 1000 homens para fazer segurança preventiva do município, tenho certeza que qualquer empresário se sentiria mais seguro em investir num município com mais segurança, onde quem sairia ganhando seria os Duquecaxienses, que lucrariam com a geração de emprego e circulação de renda local. Um bom exemplo disso é o programa Caxias Presente, oriundo da Indicação Legislativa nº 0624/19 de minha autoria, que, entre os anos de 2018 e 2022, causou uma redução expressiva nos índices de violência locais, como, por exemplo, o de roubo de celulares que chegou a 70%, o roubo a comércio, 62% e, entre outros, o roubo a coletivos, 59% de acordo com o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro – explicou o parlamentar.

O Deputado Estadual Marcelo Dino é Autor de diversos projetos de lei em prol da população e da segurança como a Lei nº 8749/20 que instituí o Programa “Família Segura”, objetivando orientar e acompanhar o cumprimento das medidas protetivas deferidas judicialmente em favor da vítima e de seus familiares; a Lei nº 8566/20 que Institui as “Casas da Esperança” oferecendo atendimento à vítima de violência e seus familiares, mediante atendimento psicológico, pedagógico e capacitação profissional, propiciando o resgate da autoestima e a inclusão social; a Indicação Legislativa nº 0958/23 que implementou nas redes públicas de ensino o aplicativo chamado “Rede Escola”, ferramenta tecnológica  desenvolvida pela Polícia Militar que possui um botão de pânico, à disposição do usuário, na tela do celular, que entra em contato direto com o operador da central 190 da PM, agilizando o atendimento e ampliando a segurança nas instituições de ensino em caso de violência eminente, dentre outros projetos relevantes.