Fiocruz apresenta resultados dos recursos repassados pela Alerj

Valores foram destinados para o combate à Covid nas favelas

Dos R$ 20 milhões repassados pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a implementação de ações de enfrentamento à covid-19 nas favelas, R$ 5,5 milhões já foram usados para viabilizar 54 projetos relacionados à segurança alimentar, à saúde mental e sexual, além de ações de arte, cultura e esporte, que beneficiaram diretamente 120 mil pessoas.

Nesta segunda-feira (15/08), representantes da Fiocruz apresentaram, no auditório da sede do Parlamento fluminense, os resultados referentes à destinação dessa doação. A reunião contou com a participação do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT).

Os recursos repassados pela Casa, no início do ano passado por meio da Lei 8.972/2020, foram revertidos em investimentos para 75 favelas nos municípios do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Petrópolis, Duque de Caxias, Queimados, São Gonçalo, Niterói e São João de Meriti. "Os dados demonstram um impacto muito significativo dessa execução orçamentária pelas organizações da sociedade civil, e a população fluminense tem cooperado para o enfrentamento da pandemia e mitigação dos efeitos da pandemia nos territórios periféricos", destacou o coordenador executivo do Plano de Enfrentamento à Covid-19 da Fiocruz, Richarlls Martins.

Leia também: Alerj pede ao STF compensação de perdas com redução do ICMS no estado

O levantamento apresentado na reunião apontou que 80% das ações são voltadas ao enfrentamento da fome, com 195 toneladas de alimentos e mais de 25 mil refeições distribuídas para famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. Além disso, 30% dos projetos atuam com parcerias agroecológicas, agricultura familiar e alimentação orgânica, por meio de cozinhas comunitárias, distribuição de refeições e hortas comunitárias.

Leia também: Violência contra mulher no radar do deputado Marcelo Dino

Também foi oferecido atendimento psicológico a 400 pessoas, por meio de parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os alunos de psicologia da instituição prestaram acompanhamento psicoterapêutico, além de realizarem pesquisas na área de saúde mental. As medidas de prevenção à covid também foram foco dos projetos implementados - 75% deles distribuíram kits de higiene, máscaras e álcool em gel.

O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), enfatizou que é fundamental não somente combater à covid, mas prestar assistência às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. "Temos três milhões de fluminenses passando fome no estado. Estamos desenvolvendo aqui novas tecnologias sociais. É uma honra ajudar e poder ver o resultado de todo esse trabalho", declarou o parlamentar.

MEDCOR Exames Cardiológicos