Violência contra mulher no radar do deputado Marcelo Dino

Autor de leis e indicações sobre o assunto, o parlamentar requereu na Alerj Moção de Aplausos, Louvor e Congratulações a equipe que filmou e denunciou o anestesista que estuprou parturiente

Foi com grande pesar que o Brasil e o mundo receberam a notícia do chocante caso do anestesista Giovanni Quintella, que de forma fria e covarde, usando do desempenho de sua profissão, ministrava doses excessivas de sedativos e abusava de gestantes, no decorrer do trabalho de parto, na presença de outros profissionais, que começaram a achar as atitudes suspeita e buscaram uma forma de filmar o ato repugnante para então proceder a denúncia, gerando a prisão em flagrante.

Como forma de reconhecimento, o Deputado Estadual Marcelo Dino (União) requereu junto a Assembleia Legislativa, a concessão da Moção de Aplausos, Louvor e Congratulações a equipe técnica e de enfermagem do Hospital da Mulher Heloneida Studart, pois à atuação destas, foi possível desmascarar, o estuprador e cessar definitivamente suas condutas criminosas.

Leia também: Marcelo Dino cria leis de prevenção e combate ao estupro de vulnerável, pedofilia e abuso sexual infantil

Questionado a respeito da atitude da equipe técnica e de enfermagem, o Deputado Marcelo Dino disse que sentiu “muito orgulho de toda equipe, pois elas tiveram coragem de buscar um meio de produzir provas e denunciaram, sem medo, lutando pelo respeito e dignidade das parturientes, demonstrando determinação, cooperação e fraternidade. Ao que merecem todo o meu respeito e homenagem”.

- É por vocês e todas as demais mulheres, que em meu mandato propus inúmeras leis e indicações voltadas para o âmbito feminino, visando meios efetivos, não só, de acabar com a violência contra as mulheres, como também de garantir o acolhimento e implementação de políticas públicas capazes de conceder o tratamento psicológico nos casos em que, infelizmente, não foi possível conter a violência - salientou Marcelo.

O Deputado elaborou diversas iniciativas em prol das mulheres como a Lei 8749/20 que instituí o Programa Família Segura com o objetivo de orientar e acompanhar, principalmente, o cumprimento das medidas protetivas deferidas judicialmente em favor da vítima e de seus familiares. O Projeto de Lei nº 1275/20 que autoriza a implantação do Programa Violência Zero Contra as Mulheres nas Escolas e nos órgãos da Administração Pública Direta e Indireta, visando agir preventivamente e concomitantemente no combate à violência contra mulher.

Também é de Marcelo Dino a autoria da Indicação Legislativa nº112/19 que assegurada a garantia de atendimento por profissionais do sexo feminino, nas Delegacias da Mulher do Estado do Rio de Janeiro, por tratar-se de uma abordagem diferenciada e interdisciplinar, na medida em que deixam as mulheres menos expostas a situações traumáticas. Outra Indicação criada pelo deputado é a de nº 1959/19, que prevê a instalação de uma sala específica para atendimento às vítimas de violência sexual, proporcionando um ambiente mais acolhedor e reservado, no hospital Adão Pereira Nunes, mais conhecido como Saracuruna, no município de Duque de Caxias.

MEDCOR Exames Cardiológicos