Arquivo Público do Estado completa 90 anos com acervo de 38 mil peças

Evento na Biblioteca Parque do Centro vai marcar o início das comemorações

Mais de 38 mil peças e quase um século contando a história do Rio de Janeiro. Esse é o Arquivo Público do Estado que completou 90 anos nesta quarta-feira (25/8). Para comemorar, a instituição realizou um evento na Biblioteca Parque do Centro com a inauguração de uma exposição com fotografias da história fluminense.

Entre as imagens, estão registros de campanhas de vacinação e das construções da Ponte Rio-Niterói e da Estação de Tratamento de Água do Guandu.

Nesta semana de aniversário, também será lançado o concurso de monografias. A obra vencedora será publicada em livro, e seu autor receberá R$ 5 mil. Até o fim do ano, haverá uma série de eventos virtuais sobre educação, história, cultura e entretenimento.

Leia também: Em cerimônia concorrida, filhos do ex-presidente da OAB/Caxias, Ubiratan Marques, descerram placa do logradouro com o nome do advogado

- O Arquivo Público é genuíno. Traz, a cada oportunidade, os elementos que fazem dele uma casa de memória e de preservação dos registros que contam sobre nossas vidas, identidades e feitos que agregaram a pluralidade que forma nossa sociedade. Ao comemorar esses 90 anos, celebramos nossa existência social, cultural e histórica – destaca Alex Carvalho, diretor do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

Confira a programação pelos 90 anos da instituição

- 25/08, às 10h - Evento de comemoração pelos 90 anos do APERJ na Biblioteca Parque, no Centro do Rio. Inauguração da exposição fotográfica “APERJ ITINERANTE” e lançamento do livro “As Dores e as Cores do Povo, O Realismo Socialista e o Tribuna Popular”, de Karina Pinheiro Fernandes.

- 26/08, às 16h - Bate-papo com vencedores do “Concurso de Monografias” através da Live “Prêmio APERJ: vencedores e suas obras” (transmissão on-line pelo canal do APERJ no youtube). Com Karina Pinheiro Fernandes e Tatiana da Silva Bulhões e Sheila Silva (APERJ).

- 27/08 – Live do Programa de Gestão de Documentos do APERJ, com a participação de Ana Célia Rodrigues (UFF), Mariana Batista (UFMG) e Patrícia de Mello Silva (APERJ).

Para saber a lista completa, com todos os eventos até dezembro acesse o site www.aperj.rj.gov.br. 

O Arquivo

Ligado à Secretaria de Estado da Casa Civil, o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro guarda parte relevante da história do Estado do Rio e do país. O prédio, localizado na Praia de Botafogo, preserva um acervo de mais 4 mil metros lineares, o que equivale a 38 vezes a extensão do campo do Maracanã, com itens a partir da segunda metade do século 19, disponíveis para pesquisa.

Criado em 1931, o Arquivo conta com sala de consulta, biblioteca e um acervo documental com diferentes gêneros, suportes e formatos: documentos, manuscritos, mapas, livros, jornais, fotos, discos de vinil, fitas áudio, filmes, microfilmes, bandeiras, flâmulas, medalhas, bottons, além de arquivos pessoais e coleções particulares.

MEDCOR Exames Cardiológicos