Câmara abre suas portas para homenagear o voluntariado que auxilia a Defesa Civil de Duque de Caxias

O certificado “Mérito da Defesa Civil” foi entregue para 200 voluntários

Com o intuito de comemorar o “Dia Nacional do Voluntário”, que é celebrado no dia 28 de agosto, e como forma de reconhecer os esforços e atuação do voluntariado da cidade, nesta quarta-feira (25/8), a Defesa Civil de Duque de Caxias promoveu um evento para entregar o certificado “Mérito da Defesa Civil” para 200 voluntários que auxiliaram o departamento em diversas ações nos quatro cantos da cidade durante o auge da pandemia, em 2020.

A solenidade aconteceu no plenário Vilson Campos Macedo, na Câmara, e teve o apoio do vereador Paulo Afonso (Republicanos).

Ariel Blanco, coordenador do Processo Apell, afirmou que o evento foi realizado hoje porque o “Dia Nacional do Voluntário”, neste ano, cai em um sábado, por isso, o “Dia do Soldado” foi aproveitado para destacar a atuação dos voluntários na cidade. Ele ressaltou a importância de entregar uma honraria para esse grupo, que doam suas vidas para ajudar ao próximo, sem ganhar nada em troca. “Essas pessoas abriram mão da sua própria segurança e não mediram esforços para nos ajudar, mesmo durante a pandemia”, justificou.

Leia também: Primeira desembargadora negra do estado é homenageada pela Câmara de Duque de Caxias

A Defesa Civil do município conta com a parceria contínua de 94 instituições, dentre elas estão o Grupo dos Escoteiros (do ar, da terra e do mar), a Cruz Vermelha, a Brigada Ambiental, o Corpo de Bombeiros, Voluntários Civil, a Força Jovem da igreja Universal e os Desbravadores da igreja do Sétimo Dia. Os membros dessas instituições estavam entre os homenageados do dia. Além deles, o nome do vereador Paulo Afonso - que é um voluntário – também estava na listagem para receber o certificado. “O Paulo Afonso, mesmo antes de ser vereador, já era voluntário. Ele é instrutor da Defesa Civil e do Processo Apell. Por isso, não medimos esforços para honrá-lo como voluntário”, comentou Ariel.

“Essa homenagem é super digna, importante e merecedora, pois quando a Defesa Civil da Prefeitura precisa de ajuda, os voluntários do Processo Apell são acionados. Todos os sábados, eles estão lá recebendo treinamentos de combate a incêndio, primeiros socorros e outros. Tenho orgulho de fazer parte desse projeto, pois sou voluntário já há 2 anos. Lá, eu tiro a responsabilidade de ser vereador, médico ou enfermeiro, sou um voluntário como qualquer outro”, esclareceu Paulo Afonso. De acordo com ele, o fato de a Câmara abrir suas portas para que um evento tão representativo acontecesse, serve como grande incentivo para esse grupo de pessoas. "Alguns voluntários que receberam a homenagem estavam com lágrimas nos olhos e muito emocionados, pedindo para tirar uma foto conosco, e com seus instrutores, a fim de guardarem essa foto como lembrança de um momento de alegria, realização e motivação”, concluiu o vereador.

No ano passado, principalmente por causa da pandemia, a ajuda dos voluntários foi muito acionada. Eles ajudaram desde a distribuição de cestas básicas e kits de limpeza doados por empresas para as comunidades carentes, na tentativa de suprir a fome e a higiene de diversos cidadãos que residem em áreas de risco que somente a Defesa Civil e o voluntariado conseguem acesso fácil. Além disso, os voluntários também ajudaram na organização das filas nos pontos de vacinação contra a Covid-19. “A gente consegue chegar aonde o Poder público não consegue. Somos muito bem recebidos em qualquer comunidade, porque todos os moradores sabem que a gente só quer fazer o bem para quem está com fome, morrendo ou sofrendo com o coronavírus”, contou o superintendente da Defesa Civil, André Xavier.

De acordo com o superintendente, Duque de Caxias é o município número 01 em voluntariado, totalizando mais de 10 mil voluntários cadastrados na Rede Salvar. Essas pessoas prestam auxílio tanto para a cidade, quanto para os municípios vizinhos, como: Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti e Magé. “Para mim, o voluntariado é o braço forte da Defesa Civil, por isso, a população é grata a eles, e eles também devem ser reconhecidos por nós, os gestores. Eles, paralelamente, ajudam a Defesa Civil e as pessoas que tanto precisam. Eu queria poder fazer mais por esses voluntários, que são uns verdadeiros heróis”, finalizou André Xavier, fazendo referência a homenagem pelo empenho do voluntariado da cidade.

MEDCOR Exames Cardiológicos