Deputado federal Aureo Ribeiro cobra reforço escolar para o pós-pandemia

Você lembra como foi o início do seu "novo normal" com a chegada da pandemia? Tivemos que nos readaptar em tudo na nossa vida, inclusive com a educação.

Por um lado, tivemos professores com dificuldades para conseguir produzir suas aulas de forma online para seus alunos. E, por outro, tivemos cerca de 6 milhões de alunos sem acesso à internet para receber o conteúdo das aulas.

Pensando nisso, o deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ) solicitou diretamente ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, o retorno do Programa Novo Mais Educação para auxiliar no combate aos impactos da pandemia na educação pública brasileira.

Leia também: Artigo - Como a pandemia impactou o comércio do seu bairro?

O programa foi uma estratégia do Ministério da Educação para melhorar a aprendizagem através do aumento da jornada escolar, com aulas de reforço de língua portuguesa e matemática e acompanhamento pedagógico.

O programa também contava com atividades de cultura, arte, esporte e lazer no contraturno escolar. Entretanto, o projeto foi encerrado em dezembro de 2019 pelo Ministério da Educação com a justificativa de que a pasta vai ampliar o horário escolar, mas adequando as atividades às grades curriculares.

Enfrentar os prejuízos que a pandemia causou na educação brasileira não será uma tarefa fácil. Com a necessidade do isolamento social e a suspensão das aulas presenciais, o abismo entre as redes pública e privada de educação aumentou ainda mais.

Os alunos da rede pública de ensino já começaram a sentir os efeitos desse período: de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), o número de crianças e adolescentes em idade escolar fora da escola no Brasil passou de 1,3 milhão para 4 milhões durante a pandemia. Para Aureo Ribeiro, esses impactos na educação podem ser devastadores para toda a sociedade a longo prazo.

“Quanto mais tempo esses alunos passam fora da escola, mais difícil será o retorno. Isso porque eles acabam perdendo o vínculo com o ambiente escolar, e com a crise econômica e tantos pais e mães de família desempregados, a tendência é o aumento do trabalho infantil. Além disso, o jovem fora da escola pode acabar se aproximando da criminalidade e das drogas. Nós precisamos de estratégias para ter esses alunos de volta na escola”, afirmou.

Além de garantir a permanência de quem está na escola e motivar o aluno que abandonou os estudos a retornar, as atividades do programa Novo Mais Educação ainda estimulam o saber artístico e a prática de esporte e geram oportunidades para os trabalhadores dessas áreas.

“Com atividades de cultura, arte e esporte no contraturno, teremos oferta de emprego para profissionais dessas áreas. Essa também é uma forma ampliar o acesso das nossas crianças e jovens ao esporte e à cultura. É disso que o Brasil precisa”, lembrou o deputado. 

O pedido foi feito em audiência pública na Câmara dos Deputados e o parlamentar segue aguardando um posicionamento do Ministério da Educação.

MEDCOR Exames Cardiológicos