Artigo: Como a pandemia impactou o comércio do seu bairro?

Por um Brasil com menos burocracia WhatsApp Image 2019 06 19 at 112044 1 IMPRESSOConhece algum comércio que precisou fechar as portas durante essa pandemia? Se hoje temos cerca de 15 milhões de pessoas desempregadas no nosso país, com certeza o fechamento do comércio local teve grande influência para aumentar esses números negativos.

A pandemia trouxe uma realidade muito nova para todos nós. Em nossas vidas pessoais, na convivência familiar, nos empregos, bem como no nosso lazer. Ainda mais com a renda das famílias brasileiras. Afinal, fechamento de empresas e aumento do desemprego são expressões que vemos o tempo todo nos jornais.

Os negócios locais estão perto da sua casa, como a padaria da esquina, o salão de beleza no quintal da sua vizinha e aquela feira de domingo. Muitos desses estabelecimentos fecharam as portas e tiveram bastante dificuldade para manter seu funcionamento.

Segundo a pesquisa Sobrevivência de Empresas, do Sebrae, as empresas desse setor tiveram taxa de mortalidade de negócios em até cinco anos de 29%. Isso quer dizer que 29% das microempresas com até cinco anos de existência fecharam nesse período.

Os dados ainda mostram que, para 40% desses microempresários, o motivo do fechamento foi a pandemia. 34% dos comerciantes acreditam que o acesso a crédito teria evitado o fechamento de seus empreendimentos. Ainda de acordo com o Sebrae, quanto menor o porte da empresa, mais difícil obter crédito para manter o capital de giro.

Assim sendo, apresentei, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Complementar de nº 187/2020, que visa flexibilizar e simplificar as estruturas das Empresas Simples de Crédito. Dessa maneira, mais linhas de crédito poderão ser fornecidas aos comerciantes e empreendedores de um município. Ou seja, mais uma oportunidade para manter e expandir os seus negócios.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre essa proposta? Acesse: www.deputadoaureo.com.br. Ou me chame no WhatsApp (21) 97253-7733.

Deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade - RJ)

MEDCOR Exames Cardiológicos