Parlamento Duquecaxiense expõe propostas para a população

Sessão virtual englobou assuntos sobre saúde, segurança, infraestrutura e a saída da vereadora Leide da Câmara

Na terça-feira (4/5), a Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou nova sessão ordinária on-line com a participação do presidente da Casa, vereador Celso do Alba (MDB), do primeiro secretário, vereador Claudio Thomaz (DEM), e dos demais membros do parlamento municipal, que acompanharam os trabalhos conectados virtualmente.

 

Thomaz, responsável pela leitura do Expediente do Dia, anunciou três Projetos de Lei. O primeiro foi idealizado pelo vereador Alex Freitas, líder da bancada do Partido Solidariedade. Ele pede que a “Semana Municipal de Combate à Dengue” seja instituída no Calendário Oficial do município, de modo que passe a ser comemorada anualmente na primeira semana de dezembro.

Leia também: Câmara de Duque de Caxias discute demandas que beneficiem o município

O outro PL é do vereador Michel Vila Nova (PSDB). Refere-se a criação do programa “Aluguel Social” em todo território de Duque de Caxias. E o último, de Júnior Reis (MDB), é o PL que visa denominar a Unidade Básica de Saúde, que está sendo construída na Vila Guanabara (1º distrito), como UBS Pastor Atharnil Gonçalves de Medeiros.

Também constava no expediente, requerimentos e indicações parlamentares. De acordo com o art. 257, inciso II do Regime Interno da Câmara, Leide, do Partido Republicanos, apresentou um requerimento regimental que solicita o seu afastamento da função de vereadora para assumir o cargo de secretária Municipal de Agricultura no lugar de André Muri.

O suplente, Paulo Afonso, que é o primeiro do partido Republicanos, assumirá provisoriamente a cadeira deixada pela vereadora.

O presidente da Casa lembrou que o Hospital Municipal São José - que foi adquirido para tratar os pacientes infectados com a Covid-19 – completou um ano, de plena atividade, no dia 04 de maio. “Essa unidade de saúde tem mais de 128 leitos de CTI para cuidar dos enfermos, vítimas do coronavírus, e, após a pandemia, será uma referência em tratamentos coronarianos”, revelou.

Dentre as indicações que foram expostas no decorrer da sessão, estão as solicitações dos vereadores: Sandro Sindicato (SD) que indicou melhorias para o bairro Pilar, no 2º distrito. Conforme a indicação dele, é preciso o envio de equipes técnicas para instalar placas de trânsito nas Ruas Pedro de Souza e Tel Carim, com o objetivo de ampliar as opções de lazer na região do Capivari (4º distrito); Aquiciley Filho do Adão do Campo (Republicanos) que almeja que a Prefeitura construa uma praça nas proximidades da Estrada Florestal; Carlinhos Gratidão (MDB) que está lutando para que sejam implantadas sinalizações horizontais ao longo da Avenida Primavera, e nas Estradas do Camboatá e Venâncio Pereira Veloso, situadas em Jardim Primavera (2º distrito); Anderson Lopes (Republicanos), mais um parlamentar que está de olho na organização do trânsito da cidade, que solicita que os redutores de velocidade da rua Paraná, no bairro Paulicéia (1º distrito), sejam pintados. Além disso, o vereador pediu sinalização horizontal para que mostre a divisão de fluxo e o sentido do tráfego nas ruas Itaocara, Paraná e Paulicéia;

Ainda se recuperando do acidente que sofreu recentemente, o vereador Jackson Wagner não deixou de pensar no bem-estar da população. O parlamentar fez três indicações com solicitações que favorecem localidades do 1º distrito. Todas visam a construção de creches na comunidade da Favelinha e para os bairros Prainha e Parque Senhor do Bonfim.

O vereador Celso do Alba (MDB) é o mentor das indicações que pleiteiam a implantação do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, nos bairros Jardim Portugal, Divino e Vila São José no 2º distrito.

MEDCOR Exames Cardiológicos