Câmara de Duque de Caxias discute demandas que beneficiem o município

O presidente Celso do Alba (MDB) reuniu o parlamento de Duque de Caxias na terça-feira (27/4), para a realização de mais uma sessão ordinária virtual. A leitura do ‘Expediente do Dia’ foi feita pelo primeiro secretário, vereador Claudio Thomaz (DEM), e continha projetos de Lei e indicações idealizadas pelos 29 eleitos que compõe a Casa Legislativa Duquecaxiense. Abaixo algumas indicações e projetos:

 

O vereador do Partido Solidariedade, Alex Freitas, é o dono da iniciativa que visa implantar, como projeto de Lei Municipal, o “Teste do Reflexo Vermelho” (TRV), mais conhecido como “Teste do olhinho”. Esse tipo de procedimento é feito durante a primeira semana de vida do recém-nascido, com o intuito de identificar precocemente alterações na visão, além de ser um importante recurso na prevenção da cegueira infantil ou de doenças, como a catarata congênita, o glaucoma ou o estrabismo.

Anunciado na última sessão, o projeto de Lei do vereador Junior Uios (DEM), com a coautoria dos vereadores Júnior Reis (MDB) e Vitinho Grandão (SD), de disponibilizar um aplicativo gratuito, a fim de viabilizar aos usuários do sistema de transporte público coletivo, um aplicativo que alcance todo o município, foi enfim tirado do papel e apresentado como proposta de melhoria. Caso o projeto seja votado e aprovado, os cidadãos poderão acompanhar, em tempo real, o deslocamento, localização geográfica, itinerário, tempo estimado de espera e os horários dos ônibus que circulam em todo território Duquecaxiense. O app proposto pelo parlamentar deverá ser desenvolvido pela Fundec, gratuito e compatível com os sistemas ‘IOS’ e ‘Android’, e possibilitará que as frotas sejam fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Transporte.

Leide (Republicanos), presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, apresentou uma indicação que solicita à Prefeitura um estudo, no sentido de instituir na Rede Pública de Ensino, anualmente, todo mês de março, a Campanha Municipal Maria da Penha.

O presidente da Casa, Celso do Alba, almeja uma conquista para os bairros Parque Muísa, Parque da Conquista e Parque do Carmo. Ele pediu a implantação do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, em cada um desses locais do 2º distrito. E o primeiro secretário, Claudio Thomaz, pediu a pintura da sinalização gráfica horizontal que indica a faixa de pedestres na Avenida General Rondon, no bairro Vila Leopoldina, e na Avenida Pedro Lessa, via que atravessa os bairros Olavo Bilac e Jardim Leal, no 1º distrito.

MEDCOR Exames Cardiológicos