Menestrel João de Deus será homenageado no Varandão
O poeta João de Deus terá sua obra e história relembradas, na próxima sexta-feira (1º de maio), ocasião em que estaria completando 66 anos de idade. Denominado “Caminho do Poeta”, o evento acontece como parte de uma série de encontros artísticos, que vem sendo realizada no Varadão Cultural, no bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias. Além de um recital com poemas do Menestrel (como João de Deus era chamado pelos amigos), a programação inclui atrações musicais, cênicas e exposição de artes plásticas, com as presenças de Emira Ramos, Heraldo HB, Clara de Deus, Renato Gralha, Natália Ramos, Eldemar de Souza, Edilson Salles, Companhia dos Palhaços com Sol sem Dó, entre muitos outros artistas da Baixada Fluminense.
João de Deus nasceu em Campina Grande, na Paraíba, em 1º de maio de 1949. Veio para Duque de Caxias ainda criança, indo morar com a família no bairro Chacrinha, onde permaneceu até falecer, no dia 31 de maio de 1998. Em sua casa aconteciam frequentes encontros artísticos, os quais chamava de “Pajelança Cultural”, com música, dança, poesia e teatro. Sua vida sempre girou em torno de movimentos culturais, com passagens pelo Museu de Arte Moderna (MAM), Casa do Estudante Universitário (CEU) E Casa da Poesia, todos no Rio de Janeiro. Seus trabalhos foram publicados em livros e revistas literárias - a exemplo de “Recado de Cultura” e “Silêncio”. Além disso, foi um dos organizadores de projetos culturais que marcaram época na Baixada Fluminense, como o “Com Inspiração” e o “Signo Poema”, que reunia vários artistas da região. O Teatro Municipal Armando Mello (TEMAM), como ainda não existia o Teatro Municipal Raul Cortez, também era um dos espaços que aproveitava, sempre que podia, para fazer seus saraus.
Para o jornalista Eldemar de Souza, ser poeta, para João de Deus, era algo inerente à sua condição de ser homem. “Quando me punha a observá-lo, nas noitadas do Pé Sujo, por exemplo, tinha a impressão de que ele não era exatamente o poeta, mas, sim, a essência da própria poesia. Do mesmo modo, esta, onde quer que ele estivesse, não era somente uma conjugação de palavras e sons; gênero, forma e conteúdo, mas uma obra com corpo e alma; RG e CPF; nome e sobrenome: João de Deus”.
O Varandão Cultural fica na Rua Tarce de Menezes Freitas, em Duque de Caxias. O início do evento está previsto para às 19h.