coluna saude roberto daiub

Outubro Rosa

  • Published in Saúde

Câncer de mama é uma doença complexa, sendo atualmente a neoplasia mais frequentemente diagnosticada entre as mulheres e a 2ª maior causa de morte relacionada ao câncer, superada apenas pelo câncer de pulmão. O câncer de mama pode apresentar-se como uma alteração física na mama, incluindo um nódulo, ou como uma alteração inflamatória, tais como vermelhidão ou endurecimento da mama. Também pode ser detectado em uma mama que parece normal.

 Na mamografia geralmente mostra-se como uma massa ou como depósitos de cálcio, chamado de calcificações. Estas mudanças não são sempre um sinal de câncer de mama, mas se presente, elas devem ser avaliadas por um mastologista em tempo hábil. O Auto exame é importantíssimo na prevenção da doença e toda mulher a partir dos 30 anos deverá fazê-lo.

Neste mês de outubro, o Ministério da Saúde lançou uma campanha chamada ¨Outubro Rosa¨ em várias unidades de saúde públicas, onde promove um alerta para a prevenção da doença, pois quanto mais precoce o diagnóstico, mais chances de cura.   

MEDCOR Exames Cardiológicos