coluna saude roberto daiub

Labirintite

  • Published in Saúde

Labirintite é uma desordem do equilíbrio do corpo humano. Tal desordem é causada por um processo inflamatório ou infeccioso que afeta os labirintos, que ficam dentro do sistema vestibular, órgão responsável pelo equilíbrio, postura e orientação do corpo e que se localiza no ouvido interno. Pode ocorrer a partir da adolescência, sendo mais comum no sexo feminino.

 Os sintomas mais comuns da labirintite são a tontura e a vertigem.Outros sintomas também costumam aparecer como náuseas (enjoos),vômitos, zumbido no ouvido, perda auditiva (parcial ou total) no ouvido afetado e sensação de desmaio.

O especialista responsável pela investigação diagnóstica é o Otorrinolaringologista. Há necessidade de realização de exames específicos para confirmação do diagnóstico, que somente esse profissional encontra-se habilitado para tais procedimentos.

Se tratada corretamente e adequadamente e se erradicado o verdadeiro mal que causa a doença, a labirintite tem cura e/ou controle dos sintomas na maioria dos casos.