COLUNA: MINOCA
- Published in Saúde
MINOCA vem do inglês Myocardial Infarction and Nonobstrutive Coronary Arteries e faz parte de uma doença da microcirculação coronariana. Em linhas gerais, é aquele paciente que dá entrada no serviço de emergência com quadro de Infarto do miocárdio, mas a coronariografia não revela lesões graves em artérias epicárdicas. Em torno de 5% dos casos de IAM são MINOCA.
A justificativa para definir o MINOCA como uma entidade distinta é baseada nas principais observações e premissas clínicas, incluindo o seguinte:
Pacientes com MINOCA geralmente têm um prognóstico melhor do que pacientes com infarto agudo do miocárdio por doença arterial coronariana.
Leia também: COLUNA: Doença de Fabry
Múltiplas causas ateroscleróticas e não ateroscleróticas com mecanismos fisiopatológicos heterogêneos podem causar MINOCA.
Ao contrário do infarto agudo do miocárdio por doença arterial coronariana, há uma escassez de estudos dedicados ao tratamento da doença da microcirculação coronariana e, portanto, existem poucas evidências nesses pacientes. Dadas as suposições acima mencionadas, a padronização da definição de MINOCA é clinicamente pragmática, tem utilidade operacional e serve para promoção da conscientização clínica e na pesquisa desta condição.
Dr. Roberto Daiub
Clínica Encor (21) 26337123 - (21) 984835834 Whatsapp