coluna direito Dra. Gilmara

Terremoto balança prédios de Tóquio e arredores

Um forte terremoto estremeceu nesta segunda-feira (25) edifícios na cidade de Tóquio e arredores, no Japão, acionando alarmes e levando à suspensão do serviço de metrô. Não houve, porém, alerta de tsunami. A informação é da Agência Reuters. De acordo com a Agência Meteorológica do país, o tremor, de magnitude 5,6 na escala Richter, não representa risco de tsunami. O epicentro do terremoto, segundo o órgão, foi localizado ao norte de Tóquio, na província de Saitama.

O tremor teve epicentro na prefeitura de Ibaraki, a nordeste da capital japonesa. Não houve relatos de imediato sobre danos ou feridos, nem qualquer notícia de anormalidade em instalações nucleares. O Serviço Geológico dos EUA informou que o terremoto teve magnitude 5,3. O terremoto provocou a suspensão temporárias de algumas linhas de trem e metrô em Tóquio. O aeroporto de Narita fechou as duas pistas para vistoria pouco após o terremoto.

Em 11 de março de 2011, o Japão - um dos países com maior atividade sísmica do mundo - foi atingido por um enorme terremoto DE MAGNITUDE 8,9 seguido de tsunami que deixou quase 20.000 mortos e provocou um acidente nuclear na usina de Fukushima Dai-ichi. As ondas chegaram a 30 metros de altura. A usina nuclear de Fukushima foi parcialmente destruída e quase 19 mil pessoas morreram.

MEDCOR Exames Cardiológicos