coluna direito Dra. Gilmara

Primeira Lei Extraparlamentar do Estado Fluminense

Da importância da Iniciativa Popular potencializada com a tecnologia

A primeira Lei de iniciativa popular do estado do Rio, proposta através da plataforma virtual LegislAqui, que por sua vez trata-se de importante ferramental tecnológico, cujo objetivo é aproximar a população fluminense ao parlamento, e assim permitir possíveis soluções para as demandas vivenciadas por seus cidadãos, o que é extraordinário, pois habilita o cidadão no desenvolvimento de políticas públicas mais próxima de sua realidade e de acordo com a sua necessidade.

A Lei 9.897/2022, sancionada no último dia 11 pelo governador em exercício, é a norma paradigma de iniciativa popular, criada para promover o reaproveitamento de sobras da produção de merenda escolar nas unidades escolares da rede pública estadual fluminense, através da compostagem. A iniciativa decorre da proposta do estudante de Engenharia da UFRJ, Francisco Victer.

Leia também: Portador de doença grave

A norma paradigmática, determina o prazo de 24 meses para a implementação de composteiras nas unidades da rede pública de ensino de educação básica, cujo objetivo prioritário é atender suas hortas, podendo ainda disponibilizar o composto orgânico gerado pela composteira aos alunos para suas hortas residenciais e à comunidade do entorno. Ou seja, a política instituída observa a função social de senso comunitário, além de deter conteúdo pedagógico de natureza ambiental, com o desenvolvimento de conscientização em seus alunos do não desperdício e da otimização no aproveitamento dos resíduos orgânicos das sobras da produção de merenda escolar.

Vislumbramos aqui que o ferramental LegislAqui é importante instrumento em prol da sociedade fluminense, trata-se de aplicativo, onde o cidadão poderá cadastrar-se, e então participar ativamente de pautas de natureza coletiva, e assim enviar sugestões de projetos de lei, além de criticar, curtir, descurtir e apoiar as propostas enviadas por outros cidadãos, além de poder acompanhar todas as pautas disponibilizadas pelo portal.