Filmes sobre música é atração em festival
- Published in País
Os documentários musicais produzidos na América Latina estão entre os destaques da nona edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que começa na quinta-feira (24). Filmes sobre importantes nomes da música latina, como o cubano Silvio Rodríguez, a chilena Violeta Parra, a banda venezuelana Los Amigos Invisibles e os brasileiros Cartola, Elza Soares e Tom Zé foram agrupados na retrospectiva Docs Musicais América Latina e serão apresentados durante os sete dias do evento.
O festival vai apresentar 114 filmes de 16 países da América Latina e do Caribe, com homenagens ao cineasta e produtor argentino Pablo Trapero, à atriz e produtora argentina Martina Gusmán, ao cineasta brasileiro Silvio Tendler e à atriz e produtora brasileira Leandra Leal. Nessa edição também serão exibidos filmes de países com pouco tradição cinematográfica, como a Costa Rica e a Guatemala.
Além dos documentários musicais e das homenagens, o festival também vai apresentar uma mostra dedicada ao cinema mudo latino-americano, com oito títulos produzidos entre as décadas de 1910 e 1930 na Argentina, no Chile, na Colômbia, em Cuba, no México, no Peru e no Brasil, que estará representado por dois filmes: Fragmentos da Vida (1929), de José Medina, e Ganga Bruta (1933), de Humberto Mauro.