Novos médicos cubanos iniciam treinamento

  • Published in País

Mais 255 médicos vindos de Cuba chegaram a Brasília para trabalhar no Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional de Brasília - Juscelino Kubitschek  por volta da 1h30 de sábado (5) e fazem parte do grupo de 2 mil médicos cubanos que, até este final de semana, terão chegado ao Brasil. Belo Horizonte recebeu mais 225 médicos no dia seguinte.

 Os profissionais iniciaram um curso com duração de três semanas, com aulas de saúde pública e língua portuguesa. As aulas ocorrerem no Distrito Federal, em Fortaleza, Vitória e Belo Horizonte. Em seguida, eles seguirão para os municípios onde vão atuar. Além dos profissionais cubanos, os 149 médicos com diploma do exterior que foram selecionados para a segunda fase do programa e já iniciaram o curso.

A previsão do Ministério da Saúde é trazer ao país, até o fim do ano, 4 mil médicos cubanos. Esses profissionais vêm ao Brasil por meio de um acordo intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e, por isso, não precisam passar pelo Revalida (Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior). Eles terão um registro provisório válido por três anos apenas para o local designado pelo programa. (Agência Brasil)