Ano novo, sonhos renovados

Quando começa um novo ano, nossos corações se renovam de esperança. Assim, imagino, deve se sentir a maioria dos brasileiros, idealizando dias melhores no ano que virá, mesmo que 2011 tenha trazido grandes conquistas.

Com certeza queremos um novo ano com mais emprego, mais saúde, mais educação, mais paz e segurança, entre outros desejos. Quem sabe com novos sucessos da medicina para a cura de doenças que vêm nos inquietando ao longo de décadas?

Mesmo já antevendo alguns problemas que teremos que enfrentar em 2012, nesses primeiros dias do ano a nossa expectativa é de esperança. É como se tivéssemos conseguido fechar a contabilidade de um período que passou e pudéssemos agora abrir um novo livro, embora, às vezes, isso não seja possível.

Mas, o importante é não ignorarmos o sentimento que nos instiga nesta época, quando somos estimulados a fazer novas promessas, renovar nossas metas e estabelecer prioridades, com clareza e objetividade. Sem nos deixarmos abater pela amargura, ou pelo pessimismo e, ainda, sem ficarmos paralisados pelo excesso de otimismo.

A verdade é que não sabemos a receita certa para os novos tempos. Os fatos não mudam de um dia para outro, nossos hábitos também não.  Nossos sonhos é que se alargam. Como imaginar que nos próximos 12 meses, um período tão grande, nada possa mudar? Para melhor, é claro. Ainda mais se lembrarmos quantos instrumentos temos em nossas mãos, os quais ninguém pode nos tirar, para lutarmos por nossos desejos e deixarmos claras as nossas exigências.

Da minha parte, não quero fazer promessas para o novo ano. Apenas manter o compromisso de buscar os melhores caminhos e formas de contribuir para uma sociedade mais justa e para o desenvolvimento sustentável do nosso país.

Sabemos que ainda precisamos melhorar muito. Pessoas e instituições. Meu convite, portanto, é para que estejamos juntos em 2012, na busca de um Brasil mais justo, solidário e igual para todos.