Correr atrás, mas informado

Um dos conselhos mais repetidos para os jovens é o de que eles, se quiserem crescer na vida ou realizar algo, precisam "correr atrás". Muitos que julgam já terem chegado lá nem sequer se dão ao trabalho de explicar em que consiste essa fórmula mágica que lhes parece ser auto-explicativa. Essa impaciência revelada em frases feitas, por mais carregadas que estejam de uma verdade óbvia, certamente não ajuda o jovem cheio de expectativas e dúvidas quanto a decisões muito graves que ele que tem que tomar sobre o seu futuro, sua carreira, seus sonhos e aspirações.

 

 

           Se em sua família há um adolescente enfrentando as dificuldades próprias da idade, você e todos os parentes precisam, muitas vezes, ir além do "correr atrás". Em um mundo onde há uma oferta enorme de caminhos para realização profissional, pessoal e até espiritual, é preciso investir tempo e paciência para que as escolhas possam ser feitas da maneira mais favorável ao jovem. Prestes a encarar a vida adulta, as indagações dele devem ser respeitadas e ouvidas. E as respostas a elas devem incluir o maior número de alternativas possíveis, para as quais vale a pena pesquisar as informações junto aos amigos, colegas e parentes, além dos livros, revistas e, claro, da internet.

           A descoberta da vocação nem sempre é evidente para todo mundo. Daí porque é importante que os jovens possam ter, cada vez mais, contato com diferentes experiências dentro daquelas áreas com as quais eles já se identificam. Para isso, é preciso ficar atento às oportunidades que vão surgindo. Houve, nos últimos anos, um aumento exponencial de cursos na internet, muitos deles gratuitos, que podem estimular o empreendedorismo e a descoberta das artes e da tecnologia. Para aquele que já ingressou na universidade, as oportunidades são ainda maiores e hoje são raras aquelas que não colocam à disposição incubadoras de empresas, laboratórios e dezenas de cursos complementares.

           Mais recentemente, por exemplo, o governo federal anunciou a abertura em todo o país de 56 mil vagas de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Aqui no Rio de Janeiro, os interessados devem pesquisar as ofertas de vagas que serão oferecidas nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia; os serviços nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e Industrial (Senai), ambos do Sistema S; universidades federais e Colégio Pedro II. Estas entidades vão oferecer cursos de formação inicial e continuada, de curta duração - entre 160 e 400 horas-aula. Uma vez bem informado, o jovem tem mais condições de seguir um caminho que poderá ser o melhor para ele e para sua família. Todos podem ajudá-lo, como disse, oferecendo mais do que palavras de incentivo. E depois que ele estiver ciente das alternativas de que dispõe, do esforço e sacrifício que o esperam no caminho, poderemos certamente sugerir que ele "corra na frente".