Quem trabalha é quem tem razão

Vencer na vida é uma tarefa que dependerá sempre do esforço, do talento e do mérito de cada um. No entanto, um ambiente que valoriza esses quesitos e, ao mesmo tempo, abre espaço para cooperação de todos tende a tornar esse caminho mais justo, mais humano e, também, mais produtivo. Muitas empresas brasileiras já começaram a entender que é possível dar um salto nessa direção e valorizar o seu principal ativo: os seus funcionários. O processo de adesão dos empresários ainda é menos rápido do que o desejável, mas à medida que esse processo se consolidar, será possível romper um ciclo de alta rotatividade dos empregos ocupados.

Nesse atual cenário de migração constante de empresa em empresa o trabalhador obtém uma carteira de trabalho cheia de registros, mas ganha pouca experiência profissional e ainda menos oportunidades de crescer. Há anos que o governo vem atuando para modificar esse quadro, investindo em qualificação para trabalhadores desempregados e jovens. Temos de criar mecanismos para apoiar aquele que trabalha, estimulando a sua qualificação. Tais medidas serão benéficas tanto para o trabalhador quanto para a empresa, pois vão resultar no aumento da produtividade.

Neste sentido, na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), se elabora um conjunto de medidas para preservar os ganhos da nova classe média brasileira, que hoje representa mais da metade da população brasileira. Uma das alternativas em estudo que poderá fazer parte do conjunto dessas políticas governamentais será justamente a criação de uma espécie de "bolsa do trabalhador", que poderá estar vinculado a estímulos para que empresas e trabalhadores invistam na capacitação e qualificação profissional.

Esse instrumento poderá beneficiar os que têm carteira profissional assinada, e ganham até dois salários mínimos. O mais importante é que, além de assegurar oportunidade de mais ascensão social, de mais renda e mais estabilidade econômica, tais iniciativas poderão mudar o próprio mercado de trabalho, tornando-o mais produtivo, mais justo e mais humano.

MEDCOR Exames Cardiológicos