Democracia digital e participativa

As informações sobre os fatos políticos, sociais e culturais de nossas cidades e do país estão agora disponíveis nos computadores, celulares e outros aparelhos a um simples toque e, praticamente, em tempo real. E, com a disseminação das mídias sociais, pode-se acompanhar a repercussão dos acontecimentos mais importantes não somente junto aos especialistas e personalidades, como também observar a opinião dos nossos amigos, vizinhos e colegas de trabalho.

Todos nós podemos interagir nesse ambiente. Nele, os mais experientes contribuem compartilhando e confrontando grande parte de suas vivências com o entusiasmo alegre ou com a revolta dos muitos jovens. No ambiente interativo das mídias sociais ganham todos e a soma dos fatores aqui é, certamente, maior do que as partes. Não só as pessoas, individualmente, são favorecidas. As cidades brasileiras podem se beneficiar com esse processo de cooperação, de intercâmbio de experiências e de aprendizagem. Isso porque, a discussão dos problemas e das potencialidades de cada comunidade poderá vir acompanhada de propostas de soluções audazes e inovadoras. E também daquelas respostas mais óbvias e mais simples que nem por isso são tão fáceis de serem percebidas.

Na implementação de suas políticas públicas, os governos tentam considerar fatores econômicos e sociais locais. Pode-se ir além, é claro. Uma vez abertos às redes sociais, se beneficiam também de outros quesitos difíceis de ser encontrados no planejamento burocrático: os anseios, os sonhos e os valores que dão sentido à vida de cada um e de todos os brasileiros.

MEDCOR Exames Cardiológicos