Investigação internacional para queda de avião

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta segunda-feira (21), por unanimidade, o pedido de investigação internacional sobre a queda do avião da Malaysia Airlines na última quinta-feira (17) no Leste da Ucrânia. A apuração será feita dentro das diretrizes internacionais da aviação civil.

O conselho aprovou ainda um pedido de cessar-fogo imediato nos arredores do local da queda. Além disso, o colegiado também exigiu que os grupos armados deixem o local da queda com acesso irrestrito para os investigadores internacionais, e que a integridade da cena seja mantida. A proposta da reunião desta segunda-feira partiu da Austrália, país que perdeu o segundo maior número de cidadãos (28) no acidente, atrás apenas da Holanda, que teve 193 cidadãos entre os mortos.

As redondezas do local da queda sofrem com combates violentos entre forças separatistas e ucranianas, e até agora nenhum cessar-fogo foi decretado depois do acidente.  Segundo informações dos Estados Unidos, o avião foi derrubado por um míssil antiaéreo disparado pelos rebeldes pró-russos.

As equipes de resgate encontraram 251 corpos das 298 vítimas do desastre, segundo o Ministério das Situações de Emergência da Ucrânia. Os corpos estão atualmente em um comboio refrigerado, em Torez, uma zona sob controle de separatistas pró-russos no Leste ucraniano, segundo o porta-voz do primeiro-ministro da autoproclamada República Popular de Donetsk, Alexandre Borodai. (Com informações da Agência Lusa)

MEDCOR Exames Cardiológicos