Caças russos invadem o espaço aéreo da Ucrânia

O Ministério da Defesa ucraniano notificou que vários caças russos violaram nesta segunda-feira (3), duas vezes, o espaço aéreo da Ucrânia sobre o Mar Negro. O número de aeronaves russas não foi especificado, segundo a rádio oficial do governo russo, a Voz da Rússia. "Para evitar quaisquer ações provocativas, por parte da Rússia, foi enviado o avião interceptador da Força Aérea ucraniana Su-27", informou o ministério.

 Essa não é a primeira vez que as autoridades ucranianas relatam a violação do seu espaço aéreo. Assim, de acordo com o Serviço de Guarda de Fronteiras da Ucrânia, em 28 de fevereiro, pelo menos oito aeronaves de transporte militar e sete helicópteros das forças armadas russas pousaram na Crimeia, sem autorização prévia.

Os trabalhos de preparação da cúpula do G8 (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Japão e Rússia), prevista para ocorrer em 4 e 5 de junho, em Sochi, na Rússia, estão formalmente suspensos devido à situação na Ucrânia, anunciou a porta-voz da Comissão Europeia, Pia Ahrenkilde Hansen. Essa decisão se deve à intervenção da Rússia na Ucrânia.

O presidente da Comissão Europeia anunciou, pela manhã em Berlim, que a questão da Ucrânia estará na agenda do próximo Conselho Europeu, nos dias 20 e 21, com vista a uma “resposta comum” dos chefes de Estado e de Governo dos 28 países.

MEDCOR Exames Cardiológicos