Farc e governo retomam negociação em Havana
- Published in Internacional
Após o pedido de tempo nas negociações pelo fim do conflito pedido pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na semana passada, o governo colombiano e a guerrilha retomam hoje (26) os diálogos em Havana, Cuba. As Farc haviam suspendido o diálogo, na sexta-feira (23) para avaliar a proposta do governo de fazer um referendo sobre o acordo de paz, no mesmo dia das eleições presidenciais, previstas para maio de 2014.
Depois que as Farc pediram tempo, o governo do país, chamou de volta os negociadores à Bogotá, mas ontem (25), após reunião com a equipe negociadora, o presidente Juan Manuel Santos anunciou que a missão regressaria a Cuba para reiniciar as conversações. Ele defendeu o referendo, dizendo que isso permitirá que o povo colombiano decida sobre os acordos. “Os colombianos devem ver a última palavra e decidir se querem ou não o que for acordado em Havana”, afirmou.
O presidente disse que os diálogos avançaram bastante, mas que é preciso ser realista. “Ainda há muito trabalho a fazer e muito caminho a percorrer. Mas estou confiante. Creio que todos queremos que isso avance rápido e que cheguemos rapidamente aos acordos”, destacou.