Esportes & Olimpíadas

As Olimpíadas estão chegando. E mais do que um grande evento, que ajudou a alavancar uma série de transformações na cidade do Rio, elas são importantes porque permitem a realização de encontros como o I Fórum estadual de Secretários e Gestores Municipais de Esportes.

O Brasil tem uma grande oportunidade e o nosso estado pode ser o precursor disso: a de colocar o esporte num outro patamar, o de pilar importante para o desenvolvimento das cidades. Nelson Mandela, quando presidiu a África do Sul, defendeu que o esporte tinha o poder de unir o País, e usou o rúgbi para combater o apartheid.

No Brasil, nosso desafio hoje, com a crise, é fazer mais com menos recursos. E para isso acontecer precisamos de bons gestores, que saibam criar pontes. Fazer com que sociedade civil organizada, empresas e governo, sem contar as escolas, trabalhem juntos para usar o esporte como ferramenta para novos negócios.

Ao mesmo tempo que mostraremos nossos heróis nos jogos olímpicos, e que nas escolas vamos impulsionar atividades que nos ajudem a identificar os atletas de amanhã, podemos gerar emprego e renda a partir dos eventos esportivos, alavancando as marcas dos parceiros, ampliando o poder de atuação do município, e promovendo o empreendedorismo.

É de movimentos como que precisamos para avançar.