Projeto Alcançar poderá chegar a Duque de Caxias

Projeto Alcançar poderá Roberto JacóO município de Duque de Caxias poderá ser o primeiro da Baixada Fluminense a abrigar o Projeto Alcançar.

O programa socioeducativo atua em cidades com acentuada vulnerabilidade social, tendo como principais propósitos levar oportunidades para jovens da rede pública de ensino, integrando-os como cidadãos e preparando para o futuro. A parceria será levada à Prefeitura de Duque de Caxias pelo Instituto Alcançar, idealizador e mantenedor do projeto desde 1998. Nacionalmente, o Instituto Alcançar atua como parceiro do Ministério da Defesa, através do PROFESP-Programa Forças nos Esportes, de inclusão social, com mais de 10 bases somente no Estado do Rio de Janeiro.

No último dia 25, o Instituto e o PROFESP realizaram um torneio poliesportivo, na sede do Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca, reunindo cerca de 400 jovens entre 11 e 18 anos, de várias comunidades do Estado. Um dos convidados que participou do evento foi o Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Marcus Vinícius Guimarães Boquinha.

- Convidados que fomos, aqui estamos para conhecer mais de perto o projeto e, na medida do possível, levá-lo para a nossa Duque de Caxias, atendendo um significativo número de jovens mais necessitados e que precisam de oportunidades para avançarem no futuro - disse o Secretário, que levará as propostas do projeto para análise com o prefeito Washington Reis.

OPORTUNIDADES

O Coordenador Geral do Projeto Alcançar, sargento da Aeronáutica Adelson Calvate, conversou com o Capital sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto com os jovens no Estado do Rio: “Estamos muito satisfeitos uma vez que obtemos grandes resultados com o trabalho que desenvolvemos, como por exemplo, contribuir decisivamente para a redução da evasão escolar e consequente melhora no IDEB nas cidades onde atua e, acima de tudo, tirando muitos jovens do controle de criminosos. “Além de cidadãos, muitos têm possibilidades de se destacarem como grandes talentos olímpicos no futuro”, completou Calvate, informando que os jovens desenvolvem várias modalidades esportivas e recebem alimentação durante todo o tempo que são assistidos. O período em média é de um ano e meio.

Outro coordenador do projeto, o sargento Botelho, também da Aeronáutica, explicou que durante o período em que os jovens são atendidos pelo Alcançar, eles são contemplados com palestras motivacionais e é aplicado o princípio da disciplina educacional militar. “Em um primeiro momento alguns não entendem de imediato a importância dessas intervenções, mas no futuro, não deixam de expressar o quanto tudo isso contribuiu no processo de amadurecimento e como cidadãos integrados à sociedade. Eles concluem o aprendizado sabendo muito bem o que querem da vida”, observou.

- Nós nos dedicamos a esse trabalho da melhor maneira que nos é possível - disse Botelho, lembrando de infância difícil na comunidade conhecida como Paiol de Pólvora, em Nilópolis. “Nós [ele e o sargento Calvate] somos oriundos de comunidades carentes da Baixada Fluminense. Desde pequenos sabíamos o que é enfrentar dificuldades. Porém, tivemos oportunidades e incentivos em nossas vidas e hoje utilizamos nossa experiência em favor desses jovens, abrindo seus horizontes para o futuro”, afirmou. O sargento Calvate, que é aviador, foi criado na comunidade Castelar, em Belford Roxo.