Hospital Dr. Moacyr do Carmo completa 11 anos de cuidado à população em Duque de Caxias

  • Publicado em Matérias

Hospital WhatsApp Image 2019 09 12 at 15.37.19_Gabriel Mendes

O Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) completou 11 anos na sexta-feira, 13/09/2019.

A unidade de saúde, que recebe pacientes do município e de várias cidades da Região Metropolitana, foi construída com recursos dos governos federal, do estado e da prefeitura e inaugurada no ano de 2008, no último ano do governo do prefeito Washington Reis.

Ao assumir o segundo mandato, em janeiro de 2017, Reis acompanhado do secretário municipal de Saúde, Dr. José Carlos de Oliveira, estabeleceu uma rotina diária de trabalho, que começa às 5h30min no HMMRC, com mutirões de atendimento direto à população. Mesmo com todas as dificuldades financeiras, segundo a prefeitura, o HMMRC vem recebendo um grande volume de investimentos. Seguindo determinação do prefeito Washington Reis, a SMS tem dedicado todo o esforço necessário para equipar o hospital, garantindo aos pacientes uma infraestrutura de qualidade na prestação de serviços de saúde.

Na atual gestão, a unidade recebeu uma nova ala de psiquiatria, reforma e ampliação do Centro Cirúrgico e novos leitos de CTI. Com a aquisição de novos equipamentos, foi ampliado o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), disponibilizando aos usuários tomografia computadorizada, análises clínicas, ultrassonografias, ecocardiograma com doppler, doppler venoso e arterial de membros e demais órgãos, raio x e eletroneuromiografia. A partir do mês de outubro a população terá acesso também a exames de alto custo, como ressonância magnética. Até o final de 2019, o hospital vai ganhar também uma Unidade Coronariana, para a realização de procedimentos cardíacos.

Hospital WhatsApp Image 2019 09 12 at 15.37.19 3 Gabriel MendesEm agosto de 2018, foi inaugurado no hospital o Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda, uma unidade especializada no atendimento às pessoas com problemas de audição. Em apenas um ano de funcionamento, foram realizados 82 mil procedimentos, com 30 mil pacientes atendidos e 7.500 beneficiados com a entrega gratuita de aparelhos auditivos. Cerca de 59% das pessoas atendidas no local são de outros municípios, confirmando sua referência no atendimento especializado no estado.

Também foi instalado um novo equipamento de exames laboratoriais, com capacidade de produzir até 1.200 testes por hora. O equipamento digital, um dos mais modernos em atividade no mercado, garante mais rapidez no processamento dos resultados laboratoriais coletados no hospital e na UPA de emergência.

Atualmente, a unidade conta com 280 leitos. A maternidade realiza uma média de 450 partos por mês. Uma reforma no quarto andar está sendo finalizada, onde serão instaladas 56 novas vagas para leitos de enfermaria.

O Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo fica na Rodovia Washington Luís, 3.200, Parque Beira Mar, em Duque de Caxias.