Média de instalação de placa Mercosul é o dobro da antiga

Ao completar um mês da implantação no último dia 11, o Estado do Rio já possuía 112.225 placas no padrão Mercosul circulando no Estado, sendo 16 mil em veículos zero quilômetro. Metade disso foi na capital e o restante no interior. A média de instalação de placas dobrou em comparação com a antiga placa cinza. Havia 2,5 mil instalações por dia, enquanto que atualmente são colocadas nos veículos cerca de 5 mil por dia. As Resoluções do CONTRAN determinam que até 1° de dezembro deste ano todos os estados já estejam adequados ao novo modelo.

Segundo o Detran RJ, os números demonstram a aceitação popular ao novo modelo, mais seguro e em conformidade com o modelo único determinado pelo acordo internacional assinado entre os países membros do bloco. Veículos novos, transferências de domicílio, de propriedade e placas danificadas precisam fazer a troca. Além disso, há os que queiram optar pela substituição voluntariamente. O Detran reforça que não é necessário correr para os postos, já que a troca será paulatina para todas as categorias.

Antes do início da emissão das novas placas, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já havia alterado a resolução que regula as placas padrão Mercosul. Segundo a mudança, feita ainda em setembro, o novo modelo não traz o chip como estava previsto desde que o sistema único de identificação dos veículos foi anunciado em 2012.

PIONEIRO

O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a adotar o padrão de emplacamento. A nova placa possui vários itens de segurança instalados, que ajudam na fiscalização de veículos irregulares, aumentando a segurança do cidadão. Esses padrões de segurança são estabelecidos em acordo entre todos os países do bloco Mercosul.

Um dos novos itens, e que é o principal responsável pela maior segurança, é o QR Code, um código de leitura óptica que contém dados de confecção da placa: identificação do fornecedor, número de série da placa e ano e modelo de fabricação do carro. Dessa forma, a autoridade policial identifica onde a placa foi confeccionada e a qual veículo pertence. Da mesma forma, se as características não coincidirem, será possível saber se o veículo é clonado ou não.

Além do QR Code a placa vem equipada com ondas sinusoidais, marca d´água e pintura difrativa dos alfanuméricos, o que possibilita a melhor visualização da combinação de letras e números. Possui ainda Inscrições de Segurança que alteram a cor da placa conforme o ângulo de visão.