Duque de Caxias: Biblioteca Leonel Brizola abre exposição de histórias em quadrinhos infantis

  • Duque_de_Caxias_Biblioteca_Leonel_Brizola_1_Josué_Cardoso_Jornal_Capital
A Gibiteca Adail José de Paula, que funciona na Biblioteca Pública Governador Leonel de Moura Brizola, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Duque de Caxias, abriu nesta segunda-feria (8), a 1ª Exposição de Histórias em Quadrinhos Infantis, como parte da programação especial em homenagem ao Dia das Crianças.

O evento é gratuito e conta com a participação dos quadrinistas Tebhata Chapim Spekman, Emerson Lopes e Miguel Mendes (Mig Mendes). A exposição, que poderá ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados de 10h às 14h, permanecerá em cartaz até o início de novembro, sob a coordenação do quadrinista Cristiano Ludgerio. A Gibiteca funciona no 1º piso da Biblioteca.

A 1ª Exposição de Histórias em Quadrinhos Infantis é organizada pelo grupo de criação de histórias em quadrinhos da Baixada, Capa  Comics, reunindo nessa mostra especial, dez impressões contendo diversas ilustrações e histórias em quadrinhos de cada autor. No dia 11 (quinta-feira), a partir das 14h, o dia será especialmente dedicado  às crianças, com a presença dos artistas para um bate-papo na Gibiteca, além de outras atrações.

Duque de Caxias Biblioteca Leonel Brizola 2 Josué Cardoso Jornal CapitalQUEM SÃO - Tebhata Spekman, designer, quadrinista e ilustradora, graduada em Comunicação Visual-Design pela UFRJ. É autora das publicações independentes: Bruk & Nhac (2016), A Bolha (2017) e Pequenas & Notáveis (2018). Sendo este último, parte do seu projeto de quadrinhos publicados na web: Marry & Melody, que possui desde 2010;  Emerson Lopes, ilustrador e animador 2D. Natural de São Gonçalo-RJ,  iniciou sua carreira em 1997, e desde então executou as mais diversas atividades na área. Realizou trabalhos para nomes como Maurício de Sousa, Xuxa e Ziraldo, entre outros; Mig Mendes, cartunista nascido em 1968, em Jaú-SP, que vive no Rio de Janeiro desde 1982. Trabalha em desenhos de humor, ilustrações de livros, projetos paradidáticos e histórias em quadrinhos, que já eram sua brincadeira preferida quando era criança. Desde 1989 colabora com Ziraldo na criação e na ilustração de gibis, cartilhas, campanhas, tiras diárias para jornal e livros do Menino Maluquinho.

ADAIL – O cartunista e jornalista Adail José de Paula, que dá nome à Gibiteca, faleceu no dia 5 fevereiro de 2014 aos 83 anos, em Duque de Caxias, onde viveu a maior parte de sua vida. Ele nasceu em Registro, interior de São Paulo, e foi criado em Jaçanã. Publicou os primeiros desenhos em 1948, nos semanários humorísticos “O Governador” e “A Marmita”. Em 1955, mudou-se para o Rio de Janeiro, fixando-se em Duque de Caxias. Dois anos depois estava no “Diário de Notícias”, onde permaneceu por 20 anos. Trabalhou também para o “Jornal dos Sports”, revista “O Cruzeiro”, “Correio da Manhã”, “o Pasquim” e “O Dia”, entre outros veículos. Aposentou-se pelo jornal “Última Hora” mas colaborava regularmente para o “Jornal Espírita”. Tinha forte atuação no Conselho da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), onde costumava fazer caricaturas ao vivo nos eventos culturais da Casa. Nas horas que podia, aproveitava o temo para compor. Em abril de 2008, seus trabalhos integraram a exposição “Traços Impertinentes”, comemorativa ao centenário da ABI, que homenageou cerca de 50 desenhistas entre os quais Henfil, Aroeira, Jaguar, Lan e Nani. Em janeiro de 2012, Adail foi tema de uma entrevista que celebrou o seu talento artístico e a fecunda trajetória na imprensa. Em Duque de Caxias, Adail conviveu com jornalistas como Wilson Reis, Carlos Bezerra, Eldemar de Souza, João Ramos, Josué Cardoso, Júlio Magalhães e Paulo Gomes, entre tantos outros, além de inúmeros intelectuais e artistas de várias vertentes.

Nos últimos anos de sua vida, convidado pelo jornalista Josué Cardoso, Adail foi colaborador da “Revista da Cultura Caxiense”, um projeto editorial que dirigia para a Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, lançado em 2002 e que estendeu-se até 2012, depois de uma interrupção entre 2005 e 2008. Em 2013, voltou a ser interrompido após a posse de novo prefeito. O projeto tinha como objetivo divulgar não só as atividades mais destacadas da Secretaria, mas, também, promover o resgate de fatos e acontecimentos e de personalidades que, ao longo do tempo, deixaram fortes marcas na história cultural do Município.

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos