Dica, candidato a Deputado Federal, propõe solução para saúde no RJ

 

Foto: Jornal Capital Caxias_

           O processo eleitoral está aí e o eleitor recebe muita informação. Lê e ouve muita promessa. Para fugir do ciclo de votar em palavras vazias e decepcionar-se, é necessário conhecer o histórico de ações do candidato. O que ele já fez em sua trajetória que pode dar-nos confiança em suas ações futuras? O que de bom já propiciou a você e sua família através de leis que aprovou?

            O candidato a deputado federal Dica começou a vida como vereador e está no seu quinto mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Nesses anos de serviço público, apresentou mais de trezentos projetos de lei, muitos deles com foco em saúde. Preocupado com a morte de bebês por falta de vagas nas UTIs neonatais, criou a “Lei Salva Vidas”. Agora, se não há vagas para os recém-nascidos nos hospitais públicos, o Estado é obrigado a providenciar o atendimento em unidades privadas parceiras. Centenas de famílias e bebês já foram beneficiados e salvos por essa proteção legal e nem sabem que trata-se de uma iniciativa do deputado da Baixada Fluminense.

CRIANÇAS

            No ano de 2000, Dica conseguiu a aprovação da Lei nº 3353, que ficou conhecida como “Saúde nas Escolas”. Foi aberto concurso público e, assim, milhares de crianças receberam atendimento médico e odontológico na rede pública de educação. A lei infelizmente foi suspensa pelo Governo Estadual como medida de contenção de despesas.

            A motivação inicial do deputado Dica para ingressar na política foi ver que os vizinhos precisavam de socorro médico, sem ambulâncias e sem vaga nas unidades de saúde próximas de suas residências. Esse ímpeto aparece em muitos dos projetos de lei apresentados, como o que prevê passe livre para ambulâncias nos pedágios, vacinação domiciliar para os idosos e pessoas com dificuldade de locomoção e medicamento para recém-nascidos, sem necessidade de ação judicial.

PLATAFORMA

            Alguns projetos estão em tramitação na Alerj, mas Dica acredita que agora é necessário ir além para ter condições de minimizar ainda mais o sofrimento de quem já está doente e deveria encontrar um Sistema de Saúde Pública capaz de prestar um bom atendimento. “Vou lutar na Câmara dos Deputados Federais para que a saúde esteja ao alcance de todos, pela regulamentação de Instituições Sociais da área de saúde, para que elas possam funcionar de acordo com a lei e sem a utilização do dinheiro público. Por muito tempo elas atenderam e beneficiaram famílias carentes, por falta de alternativa”.

            As propostas da plataforma de Dica incluem a criação de dois hospitais federais: um destinado à saúde da mulher e outro para os idosos. Ele propõe, ainda, que os deficientes físicos tenham um documento único, que garanta que possam usufruir de seus direitos, do estacionamento às consultas médicas e isenção de impostos.

            Para quem faz uso de medicamento indisponível no SUS, Dica lutará, ainda, para que os gastos sejam deduzidos do imposto de renda.