Lideranças de Caxias fazem marcha “Fora Washington Reis”

            Lideranças de Caxias fazem 72Representantes de várias associações, partidos políticos, sindicatos e instituições sociais realizaram na tarde de quarta-feira (13) uma marcha pelas ruas do centro de Duque de Caxias, seguida de uma manifestação na Praça do Relógio, em defesa da cidadania e da democracia no município.  Segundo os organizadores, o objetivo era “revelar o quadro de perseguição, ameaça e constrangimento que o atual prefeito do PMDB, Washington Reis, tem exercido sobre lideranças sociais que ocupam espaços nos conselhos e nas entidades de representação popular, servidores públicos e todos aqueles que fazem críticas a sua gestão”.

            Durante todo o percurso e nos pronunciamentos das lideranças, “Fora Washington Reis” era a palavra de ordem. Os atos tiveram à frente o Fórum Municipal dos Direitos da Mulher de Duque de Caxias, encerrando a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher. Participaram também o Sindicato Estadual dos Professores (Sepe)-Caxias, o Siticommm (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil Montagem e Industrial Mármore e Granitos Mobiliário e Vime de Duque de Caxias São João de Meriti Nilópolis Magé e Guapimirim), entre outras entidades.

 

              - Já faz um ano que Duque de Caxias está mergulhada em um cenário de calamidades, os problemas se multiplicam e tem afetado cada dia mais a vida dos cidadãos. Escolhas desastrosas e de grande impacto ambiental, como a construção do cemitério, o falso galpão do Ceasa, o lixão de Xerém estão evidenciando o despreparo e falta de planejamento da gestão municipal em meio ao cenário de crise, para aprovar esses desmandos, fecha o conselho das APA’s. A mesma coisa foi feita ao Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres - diz trecho do documento distribuído à população durante o ato.

            E prossegue: “No entanto, é com o servidor público que o atual prefeito tem adotado as piores medidas, tais como os crescentes atrasos nos salários, corte de benefícios e uma política de perseguição e humilhação aos funcionários com o objetivo de preencher a máquina com seus cabos eleitorais contratados por empresas terceirizadas”.

            Os manifestes lembraram a condenação do prefeito no Supremo Tribunal Eleitoral a mais de 7 anos de prisão e que ele responde a uma série de processos na justiça, além de ser “um dos alvos de investigações da cúpula do PMDB junto ao seu amigo e ex governador Sérgio Cabral”. Destacaram ainda ser aliado de Eduardo Cunha, que está condenado e preso, e o seu “envolvimento com os escândalos da Delta, superfaturamento do Mergulhão e ações de grilagem e desvios de verbas públicas no Arco Metropolitano, que “colocaram o governante como uma espécie de campeão de processos criminosos entre os políticos do Rio de Janeiro”.

            - A marcha é uma demonstração de unidade, força e resistência dos movimentos sociais organizados contra os desmandos do prefeito condenado pela justiça - finaliza o documento.

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos