Lançada a pedra fundamental da nova sede da UNE
- Published in Matérias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador Sérgio Cabral, do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do arquiteto Oscar Niemeyer, participou, no último dia 20, do ato de lançamento da pedra fundamental da nova sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), na Praia do Flamengo. A nova sede já vem marcada pelos traços de Niemeyer, um dos mais destacados arquitetos do mundo, que presenteou a entidade com um projeto imponente, composto de um prédio principal de 13 andares, praça aberta que pode se transformar em anfiteatro, centros culturais e museu do movimento estudantil.
- O que vocês estão conquistando hoje, na verdade, é muito mais do que um espaço para fazer uma sede estudantil. Esta nova e futura sede é uma conquista para a consolidação do processo democrático brasileiro, do debate político, da formação de nossa juventude e para discutir as coisas que o movimento estudantil tem que discutir - salientou o presidente Lula, ressaltando a parceria do governo federal nos últimos oito anos com o movimento estudantil universitário e secundarista na conquista de projetos comuns, como o ProUni (Programa Universidade para Todos), o REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), além da implantação de novas universidades e mais de 200 escolas técnicas.
O espaço da nova sede é o mesmo que abrigou o prédio da UNE e Ubes até 1964, quando foi invadido e incendiado pela ditadura militar, e, posteriormente, derrubado. Em 2007, os estudantes recuperaram o terreno. No dia 21 de junho deste ano, a lei 12.260, aprovada por unanimidade no Congresso Nacional, reconheceu a responsabilidade do Estado Brasileiro pelo incêndio e demolição da antiga sede. O custo da obra orçado em R$ 44,6 milhões será bancado com a indenização que a instituição recebeu da União. O governo federal já liberou R$ 30 milhões, e o restante será repassado no ano que vem. A nova sede das entidades estudantis está prevista para ser inaugurada em 2012.