Projeto para descontaminar a Cidade dos Meninos avança

            A descontaminação da Cidade dos Meninos, em Duque de Caxias, deu mais um passo. Durante encontro com a presença do prefeito Alexandre Cardoso e representantes do Ministério da Saúde, no último dia 23, foram discutidas as ações necessárias para dar fim ao problema ambiental. Na reunião, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Luiz Renato Vergara, apresentou o projeto com detalhamento dos pontos e focos de contaminação existentes na área de 19 milhões e 400 mil metros quadrados. Da reunião participaram secretários municipais, o procurador geral do município e representantes da Caixa Econômica Federal e da Fiocruz.

            Durante o encontro o coordenador Geral de Acompanhamento de Investimentos e Análises de Prestação de Contas do Ministério da Saúde, André Luiz Alves Silveira Martins destacou a intenção do governo federal de resolver o problema existente há décadas. A descontaminação da Cidade dos Meninos com a retirada do pesticida hexaclorociclohexano (HCH), também conhecido como pó de broca vem sendo negociada pelo prefeito Alexandre Cardoso com o governo federal que buscam uma solução para o maior passivo ambiental do país.

            Na década de 1950 o governo federal instalou naquele local uma fábrica para produzir o pesticida, na época utilizado para combater os vetores da malária e da doença de Chagas. A unidade foi desativada em 1960, tendo sido abandonado na área da fábrica, cerca de 300 toneladas do produto químico, que passou a contaminar o solo, água e animais, além dos moradores daquela localidade.

MEDCOR Exames Cardiológicos