Defesa Civil interdita construções junto ao Cemitério de Xerém

Foto: Alberto ElloboEm entrevista ao Capital, o Subsecretário de Serviços Públicos de Duque de Caxias, Francisco Alves da Fonseca Neto, disse que o problema com os imóveis no entorno do Cemitério de Xerém é um problema que vai ser solucionado, uma herança da administração anterior. Segundo ele, a Funerária Duque de Caxias, antiga concessionária que explorava e tinha a obrigação de administrar os cemitérios do município, na verdade não fez a segunda parte do contrato, que é administrar, pois não cuidou e permitiu a construção de casas, através de invasões, encostadas nos barrancos do campo santo.

- Quando reassumimos os cemitérios, a situação era ainda pior. A antiga funerária não cuidou do campo santo, a imagem era de total abandono. o fato é que como não podemos voltar no tempo e estamos melhorando o atual panorama”. Neto acrescentou que “a Defesa Civil está fazendo seu trabalho e já interditou duas casas. As famílias foram encaminhadas à Secretaria de Habitação que, através da Caixa Econômica Federal, irá incluí-las em programa habitacional”. Para as demais famílias, segundo neto, será aguardado o laudo definitivo da Defesa Civil do município. Outro órgão envolvido com o problema é a Secretaria de Meio Ambiente, que já iniciou o trabalho de análise do solo, adiantou Francisco Neto.

O Subsecretário afirmou ainda que agora a corrida “é contra o tempo, pois durante o prazo de dez anos em que a antiga concessionária devia ter adequado os cemitérios para atender legislação ambiental e saúde pública, nada foi feito”. E concluiu dizendo: “Ainda temos muito trabalho pela frente”.