Embraer deve vender aeronaves para a Venezuela em breve

Foto: Antnio Cruz/ABrO Brasil deve vender 20 aviões da Embraer para a Venezuela, atendendo ao apelo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, feito segunda-feira (6). Segundo o assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, o negócio deve ser fechado em breve. Desde 2009, as negociações estão em curso e envolvem aeronaves ERJ 190 e 195 para uso comercial. As negociações são feitas entre a Embraer e a estatal venezuelana, Conviasa. Em discurso hoje, no Palácio do Planalto, Chávez reclamou das dificuldades de voos entre a Venezuela e países vizinhos.

Em 2009, as articulações entre a Venezuela e o Brasil tiveram de esperar um sinal verde dos Estados Unidos, uma vez que os aviões comerciais negociados têm componentes norte-americanos. O governo norte-americano impõe uma série de restrições à Venezuela. A Embraer fabrica aviões comerciais, militares, executivos e agrícolas. A empresa está entre as maiores fabricantes do mundo. Em seu site, a empresa se coloca como a terceira maior fabricante mundial de aeronaves civis com lucro líquido de R$ 174 milhões. A sede da empresa é em São José dos Campos, em São Paulo. A empresa mantém filiais nos Estados Unidos, na França, em Portugal, Cingapura e na China.

Durante declaração à imprensa após encontro com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a presidenta Dilma Rousseff disse que há uma “parceria estratégica” ligando o Brasil e a Venezuela e que os dois países trabalham no sentido de fortalecer países desenvolvidos e democráticos na América do Sul. “Nossos países estão ligados não só pela geografia e convivência harmônica e pacífica. Também nos une a determinação de fazer do espaço sul-americano uma zona de paz, democracia, crescimento econômico, social e respeito aos direitos humanos.”

MEDCOR Exames Cardiológicos