Lapa entra para a lista oficial de bairros do Rio de Janeiro

jornal_capital_caxias_Arcos da Lapa_Marcelo CunhaReferência da boemia no Rio de Janeiro, a Lapa - até então um pedaço do centro - agora é o mais novo bairro da capital. O projeto de lei é de autoria do vereador Dr. Jairinho (PSC) e do ex-vereador Marcelo Arar e foi aprovado pela Câmara e sancionado no último dia 18 pelo prefeito Eduardo Paes. De acordo com a Lei número 5.407, o bairro será inserido na II Região Administrativa e ocupará uma área que vai da rua André Cavalcanti, próximo ao bairro de Fátima, passando pela rua Evaristo da Veiga, até a Praça Cardeal Câmara. Com a sanção do projeto, a Lapa, que recebe cerca de 100 mil pessoas a cada fim de semana, passa a ser um bairro independente. Para os autores da Lei, a iniciativa reforça a onda de investimentos em bares e casas noturnas na região, que passará a receber mais incentivos do Executivo Municipal.

A história do Rio passa pela boemia da Lapa, que cresceu ao redor do Aqueduto da Carioca, popularmente chamado Arcos da Lapa. Nomes como Machado de Assis, Carmem Miranda, Manuel Bandeira, Jorge Amado, Villa-Lobos e até Silvio Santos, que ali nasceu, residiram na Lapa em algum momento de suas vidas. Deixando para trás a decadência dos anos 70, o local é hoje ponto de referência para os amantes da vida noturna. Uma das características marcantes do bairro é a absoluta harmonia com que convivem as mais diversas tribos musicais. Desde os anos 1950, quando começou a ser chamada de "Montmartre Carioca", a Lapa é palco de encontro de intelectuais, artistas, políticos e, principalmente, do povo carioca, que ali se reúne para celebrar a música, do samba ao rock, do choro ao tecno, assim como o forró e a MPB. "Por todos esses motivos, transformá-la em bairro através de lei é apenas reconhecer o que já existe de fato", afirma o vereador Dr. Jairinho.

 

A presença do veterano “rei da noite” na Mem de Sá

Foto: jornal capital caxias_Marcelo cunhaHá cerca de dois anos, a avenida Mem de Sá passou a ser fechada ao trânsito nas noites de sexta e sábado, o que levou o crescimento do movimento no local. Um dos locais mais movimentados é a Pizzaria Guanabara, que funciona em um casarão centenário, a cerca de 100 metros dos Arcos da Lapa, e tem como proprietário o espanhol Francisco Recarey Vilar, o Chico Recarey. O local recebe a cada noite cerca de 200 pessoas, dos quais aproximadamente 20 por cento são turistas, segundo informou o empresário, que soube da transformação da Lapa em bairro através da reportagem do Capital.

- Isso já deveria ter sido feito há muito tempo e eu sou um dos responsáveis. Parabéns ao Prefeito Eduardo Paes e ao Vereador Dr. Jairinho - disse o empresário, de 67 anos. “Tudo que se fizer para melhorar e atrair clientes tem o meu apoio”, acrescentou. Recarey, no entanto, observou que nem tudo é só “mar de rosas”. “O prefeito Eduardo Paes tem trabalhado muito pelo Rio mas o problema número um daqui ainda é a segurança. A presença de consumidores de crack acaba assustando os turistas. Essa situação tem que ser vista, não pode ficar assim”, pede Recarey, que foi dono de mais de 40 empreendimentos na cidade, entre bares, restaurantes e casas de shows - como a Asa Branca e o Scalla. O empresário, que aparece em fotos ao lado de artistas e políticos de destaque, chegou a receber o título de Cidadão Honorário da cidade.